Notícias de Criciúma e Região

Com presença de senadores, Criciúma apresenta “dispositivo de emergência” instalado em escolas

Ferramenta integra o Plano Municipal de Segurança Escolar, que visa otimizar o processo de identificação, prevenção e auxílio em possíveis riscos

Criciúma apresentou nessa quinta-feira, dia 7, em ato realizado na sede da Defesa Civil de Criciúma, o funcionamento do “dispositivo de emergência”, instalado nas escolas da rede municipal. O equipamento integra o Plano Municipal de Segurança Escolar, que tem o objetivo de otimizar o processo de identificação, prevenção e auxílio em possíveis riscos nas unidades educacionais criciumenses.

Durante a cerimônia, que contou com a presença do prefeito Clésio Salvaro, dos senadores Marcos Pontes e Esperidião Amin, além de autoridades municipais e da imprensa, a Secretaria Municipal de Educação realizou a entrega dos itens aos gestores das 62 escolas da rede municipal de ensino de Criciúma. “Essa iniciativa é fundamental para garantir a segurança das nossas crianças, porque a partir do monitoramento em tempo real de todas as escolas, os órgãos de segurança podem agir de forma mais ágil em situações adversas. Criciúma é exemplo para Santa Catarina e para o Brasil”, afirmou Salvaro.

As 62 escolas da rede municipal de ensino já possuem o “dispositivo de emergência” conectado diretamente às forças de segurança e aos órgãos municipais, monitorado em tempo real pelo Centro de Controle e Operação (CCO), coordenado pela Defesa Civil. Outras instituições de ensino do município podem ter suas câmeras monitoradas em tempo real pelo CCO, desde que atendam aos requisitos estabelecidos pela Defesa Civil.

“Essa junção de esforços vai servir como exemplo para outras cidades brasileiras. É uma ótima iniciativa para preservar a segurança dos nossos estudantes”, contou Pontes, o primeiro astronauta brasileiro. O senador visitou, ainda, o Parque Astronômico Albert Einstein E=mc², onde conduziu uma palestra aos estudantes da rede municipal de ensino de Criciúma.

A Secretaria Municipal de Educação promoveu uma formação sobre a utilização da ferramenta. A ação contemplou dois profissionais de cada escola municipal, sendo que estes serão os responsáveis pelo crachá de acesso ao sistema de emergência. A formação teve como objetivo principal apresentar o sistema inovador aos profissionais da rede, além de instruir sobre a utilização do sistema a partir do crachá de acesso e como identificar e agir em situações de possíveis riscos.

“Essa formação foi feita para garantir que os profissionais saibam como agir em situações que apresentem riscos aos nossos estudantes, trabalhando, sempre, para que o tempo-resposta do CCO seja o menor possível”, contou o secretário municipal de Educação, Celito Cardoso.

Escolas mais seguras

Além do auxílio do CCO de Criciúma, todas as escolas da rede municipal de ensino devem receber a cobertura de concertinas, dispositivo que dificulta a entrada de pessoas mal-intencionadas. As escolas municipais possuem, ainda, circuitos fechados de TV (CFTV) e sensores de presença com alarmes para monitoramento e vigilância patrimonial. A entrega anual de kits de uniformes escolares contribui, também, para a segurança dos estudantes, uma vez que a uniformização facilita a identificação dos alunos e agiliza o auxílio em situações adversas.

CCO de Criciúma

Implantado pela Administração Municipal em 2023, o CCO de Criciúma é uma unidade interna equipada com 18 telas de 65 polegadas, que monitoram mais de 264 câmeras instaladas estrategicamente nas escolas municipais e nas creches da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc). Em casos de emergência, entre outras situações incomuns no ambiente escolar, é o CCO que deve oferecer suporte direto às escolas.

Você também pode gostar