Com liberação de horário, setor gastronômico ganha fôlego

Setor vem sofrendo com as restrições desde o início da pandemia, há cerca de um ano e quatro meses

Com a liberação do horário de funcionamento de lanchonetes, cafeterias, bares e restaurantes, que tinham permissão para funcionamento até as 23 horas, empresários da gastronomia ganham fôlego. O setor vem sofrendo com as restrições desde o início da pandemia, cerca de um ano e quatro meses. Esses locais seguem com seus regramentos sanitários, mas não precisam mais fechar as portas antes do horário previsto em alvará.

O decreto foi editado pelo Governo do Estado e passou a valer desde a última quinta-feira, dia 15. “Pra gente do segmento foi uma decisão muito aguardada. Era uma demanda que a gente tinha desde o início da pandemia, a limitação de horário. Então vai ser de ótima ajuda e auxílio para que a gente possa começar a recuperar o setor”, ressalta Joster Favero, presidente da Via Gastronômica.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

Mesmo com poucos dias trabalhando com a liberação de horário, comerciantes já comemoram os resultados. “Já apresentamos melhora significativa. Com base no histórico que tínhamos antes da pandemia, perdíamos cerca de 30 a 40% em nosso faturamento. Isso foi decisivo pra gente. Acreditamos que vamos ter bons resultados com essa liberação de horário”, relata o presidente.

Segundo Joster, em Santa Catarina mais de 200 empresas do ramo da gastronomia fecharam e o Estado apresentou uma redução de 40% nos postos de trabalho.

O setor chegou a trabalhar apenas no sistema delivery e retirada no balcão e foi um dos mais afetados. Agora tenta se reerguer dos impactos causados pela pandemia de Covid-19. “A população não vê os bares e restaurantes como uma ameaça à sua saúde. As pessoas estão se respeitando bem. Ficou notório que a população sabe de nosso esforço e cuidados e que somos um local seguro. Além de seguro, somos um alívio ao stress normal de trabalhos e responsabilidade diárias que cada um carrega”, relata Juliano Becker, proprietário de um pub na região central de Criciúma.

Novo decreto: governo de SC libera horário de funcionamento de atividades; veja as mudanças

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo. Inscreva-se agora!

Você também pode gostar

Entre no nosso grupo do WhatsApp e seja atualizado em tempo real.