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Com explosão de Covid-19, Criciúma suspende atendimentos eletivos

Explosão de casos de Covid-19 fizeram a Secretaria de Saúde suspender os atendimentos eletivos a partir desta segunda-feira, dia 24 nas UBS; TeleCovid não está dando conta de atender a todos em Criciúma; entenda

O elevado número de atendimentos e a explosão de casos de Covid-19, fizeram a Secretaria de Saúde suspender os atendimentos eletivos realizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Criciúma. A suspensão inicia nesta segunda-feira, dia 24.

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“Com a explosão de casos, a procura de pacientes sintomáticos nas unidades cresceu muito nas últimas semanas, de forma que não é mais possível absorver todos os atendimentos na rede de atenção básica. Por isso estamos suspendendo os atendimentos eletivos, incluindo os já agendados, temporariamente”, explicou o secretário de Saúde, Acélio Casagrande.

Os atendimentos médicos de urgência e emergência serão mantidos. Da mesma forma, seguem os atendimentos às gestantes, puérperas, crianças e aos crônicos descompensados. Processos de enfermagem, entrega de medicamentos e vacinação seguirão ocorrendo, também, nas Unidades de Saúde.

“A mudança ocorrerá em relação aos atendimentos médicos, que, com exceção de urgências, vão ser voltados apenas aos pacientes com sintomas respiratórios”, ressaltou.

TeleCovid não dá conta de atender os pacientes

 

Outro motivo para a suspensão é que o TeleCovid não está dando conta da demanda de atendimentos de Criciúma. O serviço foi retomado na última semana e já ultrapassa uma média diária de 2 mil atendimentos.

“Estamos com uma média diária que supera os dois mil atendimentos e muitos que ainda ficam na fila. Ampliamos a equipe, mas a demanda segue subindo e a população precisa ter um suporte. Por isso, nesse momento, além do atendimento via WhatsApp, a população poderá procurar as unidades, com garantia de atendimento”, destaca o secretário.

Com mais de 100 profissionais da saúde afastados por Covid-19,  as Unidades de Saúde do bairro Primeira Linha e Santa Augusta foram fechadas. A orientação da secretaria é que as pessoas liguem antes de se dirigirem às Unidades.  Nas unidades sem médicos, o atendimento aos pacientes com sintomas respiratórios será direcionado para o TeleCovid.

“As unidades de saúde que estão sem profissionais médicos estão orientadas a direcionar o paciente para a ferramenta remota. Já para atendimentos de urgência e emergência, o paciente deverá ser encaminhado para a unidade de saúde mais próxima com médico disponível, mediante contato prévio com a equipe de enfermagem”, informou.

Com muitos profissionais afastados pela Covid-19, orientação é que as pessoas liguem antes de irem até as Unidades de Saúde – Foto: Decom/Arquivo

Vacinação segue ocorrendo 

A vacinação contra a Covid-19, além da aplicação de outras vacinas do calendário vacinal, segue ocorrendo normalmente nas unidades com sala de vacina aberta.

A orientação é para que a população entre em contato com a unidade de saúde para confirmar se há vacinação no local, antes de sair de casa.  Já que algumas unidades estão com profissionais afastados.

 

“Pedimos a compreensão da população para essas mudanças que precisam ser aplicadas nos próximos dias. Estamos vivendo um novo pico da doença e precisamos concentrar esforços para garantir o atendimento de todos”, finalizou o secretário.

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