Notícias de Criciúma e Região

Com ensino gratuito, mais de cem pessoas se formam em cursos profissionalizantes em Içara

Içarenses concluíram a qualificação em Eletricista Instalador Industrial, Modelista de Roupas, Padeiro e Confeiteiro, Pedreiro de Alvenaria e Técnicas de Soldagem

Mais 109 moradores de Içara concluíram um curso profissionalizante e estão aptos para o mercado de trabalho. O evento de conclusão dos cursos de Eletricista Instalador Industrial, Modelista de Roupas, Padeiro e Confeiteiro, Pedreiro de Alvenaria e Técnicas de Soldagem aconteceu na noite desta quinta-feira, dia 8, no auditório do Paço Municipal Ângelo Lodetti. Os cursos são promovidos pelo Governo de Içara em parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). 

Moradora do bairro Barracão, Taísa Constantino Silvano almeja criar a sua própria confeitaria. Com o certificado em mãos, a içarense valorizou os ensinamentos aprendidos em sala de aula. “Era o que faltava para eu criar coragem. Sempre gostei de cozinhar, mas são os bolos e doces que sinto prazer em fazer. Agora é só colocar tudo isso em prática”, revela.

A parceria entre a Administração Municipal e o Senai já está chegando ao quarto ano de duração. Desde 2021, mais de 800 pessoas receberam o certificado para atuarem nos mais diversos segmentos industriais, obtendo uma progressão de carreira e fomentando a economia local.

“A indústria de Içara é muito forte, sempre há vagas disponíveis para quem quer trabalhar. E quem se qualifica, ganha mais. Exemplos de sucesso não faltaram nestes últimos anos, tivemos vários alunos que até começaram a empreender em um negócio próprio. Esperamos que esse belo projeto ainda possa durar por muitos e muitos anos, ajudando a mudar realidades de famílias através da qualificação profissional”, afirma a prefeita de Içara, Dalvania Cardoso.

Para se inscrever na Escola Profissional Municipal basta morar na cidade, ter mais de 16 anos e ser alfabetizado. Todos os cursos são gratuitos e são divulgados nos canais oficiais da Prefeitura de Içara no momento da abertura do período de inscrição. “Fomos a primeira cidade do Sul a formalizar essa parceria com o Senai, juntos construímos esse case de sucesso. Como a escolha dos cursos leva em conta a realidade da indústria local, a maioria dos formandos já sai com emprego garantido”, observa o Secretário de Assistência Social, Habitação, Trabalho e Renda de Içara, Eduardo Zata.

“Começar o ano já entregando mais profissionais qualificados na nossa querida Içara, é inspirador. Estamos muito felizes com mais esta parceria concluída, fortalecendo nossa indústria regional e certamente colaborando com a evolução expressiva dos indicadores econômicos do município, e com a realização de muitos sonhos dos estudantes que aqui investiram seu tempo com dedicação”, pontua a gerente regional Sul e Litoral Sul do Senai, Graziela Silva Branco.

Você também pode gostar