Com contrato rescindido, Governo do Estado quer que empresa faça melhorias na Serra do Corvo Branco
Serviço foi suspenso em março após acordo da empreiteira com o Governo
A obra de pavimentação da Serra do Corvo Branco, que teve início em 2008, está novamente suspensa. O prazo mais recente para a conclusão era 25 de fevereiro desse ano, mas a obra não foi terminada. Por isso, em março, a Secretaria de Estado da Infraestrutura e o consórcio responsável decidiram pela rescisão do contrato;
Segundo o Governo do Estado, será lançada uma nova licitação para definir outra empresa para dar continuidade aos serviços. A estimativa é de que o processo leve de seis a oito meses, por questões burocráticas e administrativas.
Em visita ao local, o secretário da Infraestrutura e Mobilidade do Estado, Jerry Comper, determinou que a empresa que teve o contrato pelas obras na SC-370 na Serra do Corvo Branco rescindido faça melhorias em alguns pontos antes de se retirar do local. Deve ser pavimentado um trecho de quatro quilômetros onde falta somente o asfalto e serem executados serviços para permitir a trafegabilidade e segurança dos usuários e não se perder o que já foi feito até agora.
“Reconhecemos a importância dessas obras para os moradores e para o turismo e o quanto ela representa em geração de emprego e renda da região. Por isso, terá toda a nossa atenção”, afirmou Comper em visita às obras com o coordenador regional da pasta, Thiago Costa.
A pavimentação da Serra do Corvo Branco começou em 2008 e foi dividida em três segmentos. Dois já foram concluídos: o segmento 1, com 20 quilômetros, no topo da serra, em Urubici; e o segmento 3, com 23 quilômetros, a partir de Grão-Pará até o pé da serra, a um custo de R$ 36 milhões e R$ 39 milhões, respectivamente.
O trecho restante – o segmento 2, com nove quilômetros – abrange a parte mais acidentada da serra e está orçado em R$ 42 milhões. Além dos empecilhos impostos pelo relevo, o local apontado pelo projeto (feito em 2019) para obtenção de material pétreo não estava mais disponível. A solução adotada foi realizar o desassoreamento do Rio Canoas e aproveitar o seixo retirado.
Em maio de 2022, chuvas intensas causaram deslizamentos e quedas de barreiras ao longo da rodovia, que precisou de intervenção urgente. A estrada ficou fechada para reparos emergenciais, abrindo para tráfego em períodos parciais até dezembro.
O secretário da Infraestrutura e Mobilidade do Estado, Jerry Comper, e o coordenador regional Thiago Costa, percorreram também o trecho da SC-370 entre Rio Rufino e Urubici. Foram verificadas demandas necessárias para acelerar o ritmo dos trabalhos, como licenças ambientais, desapropriações e adequações nos postes da Celesc.
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