Notícias de Criciúma e Região

Colégio Satc completa 60 anos nesta segunda-feira

Em seis décadas, ensino técnico já formou mais de 15 mil profissionais em Criciúma

O Colégio Satc completa 60 anos de atividades nesta segunda-feira, dia 10, com o saldo positivo de mais de 15 mil alunos formados com ensino técnico no período. A Satc teve sua fundação no ano de 1959, oferecendo assistência social aos operários da indústria do carvão. Mas foi em 10 de abril de 1963 que iniciou com as atividades da Escola Industrial Masculina voltada ao ensino profissionalizante dos filhos dos mineiros.

“A Satc nasceu como assistência social e, em pouco tempo, viu que a melhor assistência era a educação. Focamos no ensino técnico, mas com muito cuidado com a formação humana, porque de nada vale formar um técnico que não formarmos uma boa pessoa”, destaca Carlos Ferreira, diretor geral da Satc sobre os princípios da instituição.

Mercado em busca de profissionais

A Satc forma anualmente cerca de 300 profissionais. Ao mesmo tempo, a indústria solicita à instituição cerca de três mil profissionais. “É como se o nosso aluno que se forma aqui pudesse escolher entre dez opções. Ele só não sai empregado se não quiser”, destaca Ferreira.

Para comemorar o aniversário de 60 anos, o Colégio Satc oferece mais um presente para a comunidade criciumense. Serão lançados cursos de aprendizagem gratuitos para a população. Os cursos, ligados aos cursos técnicos, serão ministrados por alunos e pretendem ser um diferencial para quem quer atualizar e incrementar o currículo. As opções estarão disponíveis de maneira gratuita a partir de maio.

 

Você também pode gostar