Notícias de Criciúma e Região

Cidades do Sul promovem Dia D de vacinação contra a influenza neste sábado

Moradores devem levar cartão do SUS, documento com foto e caderneta de vacinação

Este sábado terá o Dia D de Vacinação contra a Influenza nas cidades da região Sul do Estado. As salas de vacinação das Unidades Básicas de Saúde dos municípios estarão abertas para imunizar os grupos prioritários. Os moradores que forem até os locais devem levar o cartão do SUS, um documento pessoal com foto e a caderneta de vacinação.

A vacina não é indicada para menores de seis meses, pessoas com febre alta e com história de anafilaxia grave a doses anteriores recebam a vacina. A dose contra a gripe é trivalente, ou seja, com três tipos de cepa do vírus: H1N1, H3N2 e linhagem B/Victoria.

Na ocasião, o paciente também poderá aproveitar a oportunidade para deixar o seu calendário vacinal em dia.

Içara

O município de Içara é uma das cidades que vai promover a ação. Os bairros contemplados são: Primeiro de Maio, Presidente Vargas, Liri, Nossa Senhora de Fátima, Jardim Elizabete, Jaqueline, Aurora, Boa Vista, Esplanada, Vila Nova e Raichaski. As unidades atenderão das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia.

Criciúma

Já em Criciúma, a campanha de vacinação será realizada em seis unidades de saúde distritais, das 8h às 17h, sendo: UBS Centro, UBS Próspera, UBS Quarta Linha, UBS Santa Luzia, UBS Rio Maina/Wosocris e UBS Boa Vista. A meta da Campanha Nacional de Vacinação é atingir 90% do público-alvo. Até então, a taxa de cobertura vacinal no município de Criciúma é de aproximadamente 20%

Na cidade do carvão, até o momento, já foram aplicadas 17.801 doses, sendo 10.169 em idosos.

Siderópolis

Em Siderópolis, a imunização será feita em todas as unidades de saúde e na praça coberta (Piazza Nova Belluno), no Centro da cidade, das 8h ao meio-dia. As pessoas devem comparecer para a vacinação com carteira de vacinação, carteira nacional do SUS ou CPF.

Cocal do Sul

A imunização pode ser realizada em todas as unidades de saúde do município, durante o horário de funcionamento, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30. E além disso, a população pode contar também com o horário estendido na unidade de saúde do Centro, nas segundas e quartas, das 17h às 21h (exceto as pessoas com comorbidades, que devem fazer nas unidades de saúde em horário normal).

Orleans 

Em Orleans, todas as Unidades de Saúde, atenderão das 8 às 17h além de uma tenda na Praça Celso Ramos das 9 às 12h.  Para a vacinação é obrigatório apresentar a Caderneta e Cartão SUS ou CPF.

Sombrio

Em Sombrio, a ação ocorrerá nos bairros Parque das Avenidas, São Luiz, São José, Guarita e Boa Esperança, das 8 às 11h30 e das 13 às 17 horas, para os públicos prioritários.

Nova Veneza

As unidades de saúde dos bairros Bortolotto, Caravaggio, Centro e São Bento estarão abertas das 8 horas às 17 horas, para que os moradores recebam os imunizantes. Na comunidade de São Francisco o atendimento inicia às 8 horas e encerra às 12 horas.

Morro da Fumaça

Sete Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Morro da Fumaça funcionarão em horário especial, das 8 horas às 16 horas, sem fechar ao meio-dia, para facilitar a busca pelo imunizante.

Estarão abertas as unidades do Centro, Estação Cocal, Graziela, Jussara, Maccari, Mina Fluorita e Naspolini.

Arroio do Silva

Os Postos de Saúde do município de Balneário Arroio do Silva estarão abertos neste próximo sábado, dia 6, das 8h às 12h para vacinação contra a gripe. As demais vacinas disponibilizadas pelo Ministério da Saúde também estarão à disposição. As unidades que estarão abertas são: Paulo Lupinn (Central); Marinho Miguel de Souza (Erechim) e Valter Oliveira.

Importante comparecer com documento de identidade e caderneta de vacinação.

Grupos prioritários

Os grupos prioritários da campanha contra a gripe são: crianças de seis meses de idade a menores de seis anos, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, professores do ensino básico e superior, povos indígenas, idosos com 60 anos de idade ou mais, profissionais das forças de segurança e salvamento, profissionais das forças armadas, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários, população privada de liberdade, e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas.

Você também pode gostar