Notícias de Criciúma e Região

Ciclone vai em direção ao mar e tempo deve mudar; veja a previsão

Ciclone extratropical que ocasiona chuvas no Sul catarinense está indo em direção ao mar e chuva segue até a manhã desta quinta-feira, dia 5

As fortes chuvas que caem no Sul catarinense seguem nesta quarta-feira, dia 4. As Defesas Civis seguem e estado de alerta máximo e atuando nas diversas ocorrências devido às chuvas nos municípios. O ciclone extratropical, que ocasiona as chuvas, está se deslocando em direção ao mar e o tempo deve mudar na quinta-feira, dia 5. A temperatura deve permanecer entre 12ºC e 16ºC.

📲Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

Além das chuvas, existe o risco alto para rajadas de vento de moderada a forte nesta quarta-feira, dia 4. Os ventos podem ir de 50 a 80km/h.  Devido aos temporais, diversas cidades registram alagamentos. Em Meleiro, uma comunidade está ilhada. Em Criciúma, ao menos duas famílias estão desalojadas após alagamentos no bairro Sangão. Em Tubarão, diversas famílias tiveram que ser retiradas de casa, também, devido aos alagamentos.

A previsão da Epagri/Ciram é que o ciclone extratropical chegue ao oceano e na madrugada desta quinta-feira, dia 5, a chuva comece a se ‘dispersar’. Existe a  possibilidade de chuva pela manhã, mas haverá melhora ao longo do dia. Já a sexta-feira, dia 6, será ensolarada. A temperatura deve permanecer entre 9ºC e 19ºC.

Acumulado de chuva em três dias ultrapassa os 200mm

De acordo com dados da Defesa Civil de Santa Catarina o acumulado de chuva já ultrapassou os 200mm em três dias, em alguns municípios. Além disso, houve registros de mais de 100mm de chuva em 24horas.  Santa Rosa do Sul, no Extremo Sul catarinense, foi o município com maior acumulo de chuva. Foram 160mm em 24h (segunda e terça-feira, dia 3) e 268mm em três dias (sábado, dia 30, até esta terça-feira, dia 3).

Chuva leva risco alto de deslizamentos em Siderópolis, Orleans e Urussanga- Foto: Defesa Civil

Após Santa Rosa, Garopaba aparece na lista com 152mm de chuva em 24h e 250mm em três dias. Orleans, onde um deslizamento de terra causa risco de desabamento de uma escola, choveu 122mm em 24h e 227mm em três dias. Já em Tubarão, a chuva chegou a 99mm em 24h e 197mm em três dias. Confira o volume de chuva na imagem abaixo:

Foto: Divulgação/Defesa Civil

Veja a previsão do tempo para SC:

Veja o mar em Balneário Rincão:

 

 

Você também pode gostar