Notícias de Criciúma e Região

Chuvas em SC: saiba as cidades que já decretaram situação de emergência

Já são contabilizados cerca de 180 desalojados e 13 desabrigados

Conforme o relatório elaborado pelo Grupo de Ações Coordenadas da Defesa Civil (GRAC-DCSC) divulgado às 13h30 desta quarta-feira, 30, oito cidades já decretaram situação de emergência em decorrência das chuvas que atingem Santa Catarina.

A atualização aponta que até o momento Araquari, São Bento do Sul, Joinville, Luiz Alves, Corupá, Guaramirim, Rio dos Cedros e Campo Alegre emitiram decretos de Situação de Emergência. Os municípios de Timbó e Schroeder estão providenciando documentos para tais decretos do decorrer do dia. O Governo do Estado, por meio da Defesa Civil, já iniciou a entrega de itens de assistência humanitária nos municípios de São Bento do Sul e Joinville.

Já são contabilizados cerca de 180 desalojados e 13 desabrigados, sendo oito em Rodeio e cinco em Guaramirim, conforme dados informados pelas Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil. Devido ao fato das ocorrências estarem em andamento, os números podem variar no decorrer das horas.

Região Sul

No Sul, conforme o coordenador regional da Defesa Civil, Rosinei da Silveira, as previsões anunciadas desde ontem vêm se confirmando. “Muita chuva em precipitação, intensificando-se desde a noite da última terça feira, com isso, já se registra ocorrências pontuais de pequenos alagamentos em vias públicas, vicinais e urbanas e ocorrências de pequenos deslizamentos”.

Silveira alerta para o aumento do volume de rios, que vêm sendo monitorados pelas defesas civis municipais e serviços de meteorologia e hidrologia. “Estes rios ainda podem elevar seus níveis nesta noite de quarta-feira, o que nos deixa neste momento em estado de atenção”, comentou.

Em Criciúma, o diretor da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Compdec), Fred Gomes, informa que desde o último domingo estão sendo monitorados áreas consideradas de risco, como a Vila Francesa, bairro Imperatriz, Liberdade, Sangão, bairro Santa Catarina, Vera Cruz e outros, além disso, o órgão já atendeu dois chamados com registro de queda de árvores. “Podemos considerar a situação tranquila e com poucas ocorrências. A situação não é preocupante”, garantiu.

Em Siderópolis uma ponte foi interditada por problemas com danos nas cabeceiras e a comunidade de São Pedro na localidade de Serrinha não consegue escoar a produção leiteira. Também em Siderópolis, a barragem do Rio São Bento já está extravasando.

Tempo continua instável

Um sistema de baixa pressão segue atuando em Santa Catarina, mantendo o tempo encoberto, chuvoso e provocando pancadas de chuva e temporais isolados, que podem vir acompanhados de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo a partir da tarde desta desta quarta-feira, 30, principalmente nas áreas de divisa com o Paraná e em áreas do Oeste e Meio-Oeste.

Os acumulados previstos variam entre 70 e 150 mm, sendo que pontualmente os acumulados no período de vigência do aviso meteorológico podem superar os 200 mm, especialmente na Grande Florianópolis.

Vídeo: Cesar Nunes, diretor Gestão de Desastres Da DCSC

 

Você também pode gostar