Notícias de Criciúma e Região

Centro de Triagem para Covid-19 deixa de existir em Araranguá

Foi fechado nesta segunda-feira, dia 25, o Centro de Triagem para Covid-19 em Araranguá, os atendimentos serão realizados na entrada principal da UPA 24H

Após pouco mais de dois anos, o Centro de Triagem para Covid-19 deixa de funcionar em Araranguá nesta segunda-feira, dia 25. A decisão de fechar o Centro ocorreu devido a baixa no número de casos da doença, bem como o comunicado do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, do fim da Emergência Nacional de Saúde Pública devido a pandemia no Brasil.

📲Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

“Nos últimos dois meses nós viemos mantendo um número de casos bem baixos. No dia de hoje, por exemplo, estamos com 18 casos em monitoramento. Desde a metade de fevereiro já tem diminuido consideravelmente os casos. No último mês temos tido um a dois casos por dia. Tem dias que não há nenhuma testagem positivo”, comemora a secretária de Saúde de Araranguá, Daiane Biff.

A partir desta segunda-feira, dia 25, os pacientes que apresentarem sintomas respiratórios para Covid-19, serão atendidos na entrada principal da UPA 24h de Araranguá. É recomendado o uso de máscara, por se tratar de uma Unidade de Saúde, especialmente, quem tiver sintomas gripais.

“A equipe passa a atender pela porta principal de entrada todas as pessoas de todos os municípios. Porém a testagem para Covid-19 é feita apenas para pacientes de Araranguá. A UPA é 24 horas e é regional, atende todas as pessoas que a procuram através da emergência”, explica a secretária.

O Centro de Triagem da Covid-19 em Araranguá iniciou os atendimentos no dia 24 de março de 2020 no Centro Pastoral do Santuário Nossa Senhora Mãe dos Homens, no Centro de Araranguá. Posteriormente passou para a UPA 24h em uma entrada específica na parte de trás da Unidade.

“Hoje ele deixa de exisitir”, ressalta Daiane. “Não há mais a necessidade de manter toda uma equipe funcionando para atendimento específico”, completa ela, relacionando com a baixa no número de casos.

Uma das causas apontadas pela Secretaria de Saúde para a baixa nos casos é a vacinação contra a Covid-19. Nesta segunda-feira, dia 25, estão sendo aplicadas as segundas doses de Janssen, Fiocruz-Astrazeneca e Butantan-Coronavac, para pessoas com 12 anos ou mais. A vacinação ocorre das 8h às 12h e das 13h30 às 16h, no Centro Multiuso de Araranguá, próximo a UPA.

 

Você também pode gostar