NotĂ­cias de CriciĂşma e RegiĂŁo

Carreira polĂ­tica todos os dias

Todos os dias são dias de comunicar a própria imagem valendo-se do universo visual. Uma vez que, uma carreira política é construída dia após dia e não somente a cada 2 anos (ou a cada 4 como ainda pensam alguns). É essencial absorver isto se você pretende entrar, ou permanecer, neste meio.

A constância na forma de usar a própria imagem é que irá garantir credibilidade aos olhos do público. Mostrar que é autêntico, mais ainda, que não é fogo de palha, isto reafirma a intenção de estabelecer-se como fonte confiável de informações, como aquele alguém com quem se pode contar.

Aliar o comportamento à narrativa visual reforça o posicionamento e estabelece um padrão que servirá como demonstração de crédito perante o público.

Um político deve aprender a falar também através daquilo que decide vestir. Roupas falam. Roupas são simbólicas. Mas, também, podem fazer denúncias e serem usadas como formas de protesto, manifestando opiniões e consagrando posicionamentos. A roupa permite expressar personalidade, identidade, referências culturais e afetivas. 

A vestimenta pode ser sim uma fonte de expressĂŁo do movimento polĂ­tico.

Trazer a narrativa pessoal para o visual é aproveitar este poderoso canal de comunicação para abranger mais pessoas e trazê-las para mais perto de si.

A constância, a repetição e a coerência são atitudes que ajudam a consolidar uma imagem pessoal. Aquilo que é visto repetidas vezes, que é demonstrado visualmente, marca o imaginário, inspirando confiança. 

Todos os dias de uma carreira política são oportunidades de reafirmar um propósito, de confirmar intenções e de conquistar novos aliados. Quem espera para cada 4 anos (ou 2) deixa passar a valiosa oportunidade de formar um laço com seu público, e não somente ajustar um contrato de curta duração.

Comunique-se todos os dias utilizando o código visual a seu dispor.  

Aline Savi é advogada, consultora de imagem, especialista em imagem pública, personal stylist, consultora de etiqueta e pós-graduada em marketing político e comunicação eleitoral. Nesta coluna semanal fala sobre imagem e comunicação política.

Você também pode gostar