Notícias de Criciúma e Região

Cardumes na área: mais tainhas são capturadas no Sul

Desde o último domingo, os pescadores já capturaram aproximadamente 20 toneladas de tainha

A terça-feira, dia 27, foi mais um dia de lanço nas praias do Litoral Sul catarinense. Na Praia de Campo Bom, em Jaguaruna, os pescadores comemoram a pesca, em que foram capturadas centenas de peixes durante todo o dia. 

Cena que traz um pouco de alívio aos pescadores. A safra da tainha está aberta desde maio, mas os peixes começaram a aparecer somente nesta última semana, com a chegada do frio e vento Sul. Desde o domingo, foram capturadas aproximadamente 20 toneladas de tainha.

“O período de pesca abriu em maio, mas para nós se iniciou somente no domingo que pegamos em torno de 20 toneladas. Deu mais esperança e expectativas. Tem cardume na região, os peixes ainda estão permanecendo por aqui”, comemora o presidente da Colônia de Pescadores Z33, Rogério Feliciano.

Foto: Grupo de Pescaria Rincão

Segundo um dos pescadores da região, Hiury Mazon, o vento Sul levou o peixe para as praias enseadas, como Garopaba e Florianópolis, mas com a diminuição do vento, trouxe cardumes para o Litoral Sul. A previsão é que até esta quinta-feira, dia 28, os peixes continuem aparecendo nas praias.

“Passou muito peixe por fora, por conta do vento sul. Com isso os peixes encostam nas praias enseadas como Garopaba e Florianópolis. Parou o vento sul, bate o vento Norte e elas vêm para a praia. Frio e vento são os grandes fatores”, explica Mazon.

Foto: Grupo de Pescaria Rincão

As imagens dos pescadores retirando as tainhas do mar se espalharam pelas redes sociais, despertando admiração e orgulho na comunidade pesqueira, acompanhe abaixo:

Você também pode gostar