Campeonato de xadrez reúne crianças e adultos no Criciúma Shopping

Um campeonato de xadrez movimentou o Criciúma Shopping  neste fim de semana e reuniu 73 competidores, entre crianças e adultos de vários municípios da região. O I Aberto Criciúma Shopping de Xadrez ocorreu na Praça de Alimentação do empreendimento, com o apoio da Associação de Enxadristas de Criciúma (AECRI) e da Fundação Municipal de Esportes (FME).

Divididos nas categorias iniciante e superior, os participantes passaram a tarde e o início da noite de domingo, 11, altamente concentrados. Foram mais de sete horas de torneio. Destaque para a presença especial do mestre Guilherme Deola Borges, de Blumenau, atual presidente da Federação Catarinense de Xadrez. “O xadrez precisa de incentivo e o Criciúma Shopping está de parabéns pela iniciativa. Eventos como esse promovem a socialização de crianças e adultos, possibilitam o contato com o jogo, além de revelar novos talentos”, elogiou.

Mirela Pedro Tereza, de apenas dez anos, demonstrava confiança. Apesar da pouca idade, a estudante de Criciúma já coleciona vários títulos, entre eles o de campeã do Festival Sul-Americano de Xadrez da Juventude, conquistado em 2016, no Chile. “Xadrez é para mim uma diversão, pratico pelo menos uma hora por dia. Ele também me ajudou muito na escola, principalmente em matemática”, contou a menina que sonha ser campeã mundial.

Vencedores

Na categoria superior, o grande vencedor foi o mestre Guilherme Deola Borges. Já o campeão da categoria iniciante foi Vitor Manoel da Silva Generoso. Entre as mulheres, Letícia Hobold Kammer foi a melhor competidora. Todos receberam premiação em dinheiro, além de troféus. Os vencedores das subcategorias levaram medalhas para casa.

“O campeonato superou todas as expectativas, principalmente no quesito adesão. Queremos, em breve, realizar outras ações em prol do xadrez regional”, pontuou a coordenadora de comunicação do Criciúma Shopping, Tássia Búrigo.

Tabuleiro gigante

Vale lembrar que atrações relacionadas ao xadrez permanecem no shopping até o dia 2 de abril. No hall principal, dois tabuleiros gigantes divertem crianças e adultos. Há ainda mesas à disposição de competidores amadores ou profissionais. Um monitor auxilia os participantes, diariamente, das 19 horas às 22 horas.

 

#AECRI, #Criciúma, #FMECriciúma, Enxadristas, esportes, Xadrez