Notícias de Criciúma e Região

Campeão estadual, Criciúma chega forte para disputa da Série B

O futebol catarinense tem no Criciúma a principal aposta para um retorno à elite do Campeonato Brasileiro. A equipe tricolor venceu o título estadual, com certa autoridade, e chega na Série B preparada para disputar o acesso. No entanto, a missão promete ser complicada, pois o torneio será um dos mais equilibrados dos últimos anos. Outros representantes do estado, o Avaí e a Chapecoense, correm por fora na corrida por vaga entre os quatro primeiros colocados.

A Série B do Campeonato Brasileiro começa na próxima sexta-feira, dia 14 de abril, mas a estreia do Criciúma acontece apenas dois dias depois. O campeão catarinense vai receber o Tombense, às 11h, e a expectativa é por uma vitória logo na primeira rodada. Com a promessa de uma disputa equilibrada pelas quatro vagas de acesso, um início positivo é essencial para sonhar com uma boa temporada.

Nas cotações feitas pela Betway, site de futebol bets, é possível notar que nenhum clube tem larga vantagem. As projeções para a estreia do Tigre, por exemplo, apontam para uma vitória, mas um empate não seria grande surpresa, ou um resultado quase impossível. Isso se repete em quase todas as partidas da rodada inicial. Alguns jogos são até mais equilibrados, como o confronto entre Atlético Goianiense e Novorizontino, em que as chances de qualquer resultado são próximas.

A Série B de 2023 promete ser uma das mais disputadas dos últimos anos, diferente do que aconteceu na temporada passada. Na ocasião, os principais favoritos confirmaram as projeções e dominaram o G4. Cruzeiro, Grêmio, Bahia e Vasco, todos campeões brasileiros, retornaram a elite do futebol nacional. Neste ano, a disputa é diferente, e conta com apenas equipes de menor expressão na Série A. Isso faz com que os campeões estaduais, como o Criciúma, saiam em vantagem na liga. Só que é preciso transformar isso em resultado, principalmente nas primeiras rodadas.

Vantagem diante dos rivais

O Criciúma não será o único representante do futebol catarinense na Série B, mas é o principal candidato a fazer bonito durante as 38 rodadas. A principal vantagem é justamente esse início de temporada, com o título do Campeonato Catarinense e um futebol consideravelmente superior ao que foi mostrado por Avaí e Chapecoense, que também sonham com a Série A em 2024.

A equipe da capital Florianópolis até fez bons jogos no estadual, mas acabou eliminada justamente pelo campeão, em disputa difícil. O confronto aconteceu nas quartas de final, e foi decidido nos pênaltis. Foram mais de 30 penalidades batidas, mas que renderam ao Criciúma a vaga na fase seguinte. Ou seja, é uma vantagem moral que pode fazer a diferença no objetivo mais importante do ano.

Enquanto isso, a Chapecoense não passou confiança para a torcida ainda em 2023. O clube também caiu nas quartas de final do estadual, porém para o pouco expressivo Barra, de Balneário Camboriú. Os palpites no Brasileirão Série B mostram que todas as equipes têm alguma chance de acesso, mas a Chape vai precisar de um excelente trabalho de Argel Fuchs para superar os outros rivais. O Criciúma, campeão estadual, é quem aparece com melhores hipóteses.

Mais reforços

A corrida até o início da Série B, no dia 14 de abril, é pela busca por novos jogadores que vão fazer a diferença em campo. Até mesmo o Criciúma tem trabalhado nos bastidores, e isso rendeu a contratação do atacante Felipe Vizeu. O Avaí também se movimentou, trazendo o lateral Igor Inocêncio e o ala Marquinhos Cipriano. São anúncios importantes para dar confiança aos torcedores.

Com a pior campanha entre os três, a Chapecoense também está em busca de soluções para o elenco. Desde a eliminação, o clube anunciou a chegada de Felipe Ferreira, Gabriel Xavier e Douglas Borel. No entanto, as notícias apontam para mais reforços até a estreia na segunda divisão nacional.

Os jogos da Série B prometem muitas emoções, e os torcedores catarinenses vão acompanhar de perto a disputa. O Criciúma chega com moral, e quer fazer do título conquistado no dia 8 de abril uma motivação para começar na disputa com força. Afinal, o principal objetivo da temporada é conseguir uma das quatro vagas para a Série A do Campeonato Brasileiro de 2024.

 

Você também pode gostar