Notícias de Criciúma e Região

Câmara de Vereadores aprova novas regras para pedágios beneficentes

Legislativo votou e aprovou por unanimidade oito matérias na reunião ordinária desta terça-feira, dia 5

A Câmara de Urussanga aprovou a regulamentação dos pedágios beneficentes no município. O projeto de lei, apresentado pela vereadora suplente Mariela Iana Fabris Moraes (PP) enquanto estava em exercício, cria regras e organiza a forma como as iniciativas são realizadas. No total, o Legislativo votou e aprovou por unanimidade oito matérias na reunião ordinária desta terça-feira, dia 5.

Pelo projeto aprovado, os pedágios beneficentes só poderão ser realizados por entidades com sede em Urussanga, que estejam em “efetivo e contínuo funcionamento” por um ano e que estejam legalmente registradas em todos os órgãos competentes. Cada entidade poderá realizar até três pedágios por ano, e não poderá haver mais de uma entidade realizando a ação no mesmo dia.

O texto também estabelece que todos os envolvidos vistam ou portem identificação visível da entidade beneficiada. Os locais do pedágio deverão ser informados à Diretoria Municipal de Trânsito com antecedência mínima de 30 dias, quando também devem ser apresentados documentos como a anuência da Polícia Militar e, no caso de pedágio para custear tratamento de saúde, relatório médico da pessoa que será ajudada.

IPTU com até 20% de desconto em parcela única

Os vereadores também aprovaram projeto de lei encaminhado pelo Executivo que fixa o calendário fiscal de Urussanga para 2024. A proposta, encaminhada anualmente, estabelece valores, prazos e regras para a cobrança de tributos e taxas municipais.

No caso do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), a cobrança será pelos mesmos valores de 2023, corrigidos pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) a ser apurado neste ano.

Os pagamentos em parcela única até 20 de maio terão desconto de 20%. Quem pagar em parcela única até 20 de junho terá abatimento de 15%. Os descontos são válidos para quem está em dia com as obrigações tributárias do Município. Também será possível dividir o pagamento em até quatro parcelas com vencimentos nos dias 20 de maio, 20 de junho, 22 de julho e 20 de agosto. Nesse caso, haverá acréscimo do IPCA apurado a cada mês.

Requerimentos aprovados

O Legislativo aprovou três requerimentos na reunião ordinária desta terça. Dois deles têm a autoria da vereadora Lisi Bonetti (MDB). Ela questiona o Executivo se há estudos ou pretensão de retomar as eleições de diretores das escolas municipais e se foi atendida uma indicação proposta no ano passado pelo vereador Ademir Bonomi (MDB) para colocação de placas de sinalização de trânsito nas localidades de Belvedere, Rio América, Rio Carvão e Santaninha.

O vereador Thiago Mutini (PP) apresentou requerimento convidando o coordenador municipal da Defesa Civil, Robson Miranda, a participar de uma reunião ordinária da Câmara para falar sobre temas relacionados ao órgão.

Indicação e Moções

O vereador Fabiano Murialdo De Bona (sem partido) apresentou indicação sugerindo à Prefeitura que, com máxima urgência, faça a manutenção da Rua Projetada no Loteamento Scussel, Bairro Palmeira do Meio. Segundo ele, os moradores vêm tendo dificuldades para transitar na via, o que prejudica até o transporte escolar.

De Bona também propôs uma Moção de Aplauso à jovem urussanguense Brenda Floriano, pela participação no Programa Descobrindo Talentos. Brenda, que integra o departamento jovem da igreja Assembleia de Deus de Urussanga (Umadeur), representa o município no concurso promovido pela Igreja Evangélica Assembleia de Deus, na ADC TV de Criciúma.

O vereador Ademir Bonomi, o Datcho (MDB), propôs Moção de Aplauso à equipe de futsal da Associação dos Moradores do Bairro Rio América (Ambra), dirigida pelo presidente Cassiano dos Santos Cardoso, pela pela conquista do Campeonato Municipal de Futsal nas categorias sênior e livre

Você também pode gostar