Notícias de Criciúma e Região

“Caixa misteriosa” aparece em praia de Imbituba

Material foi encontrado por pesquisadores do Projeto de Monitoramento de Praias - Bacia de Santos

No último domingo, dia 18, os pesquisadores do Projeto de Monitoramento de Praias – Bacia de Santos, em parceria com a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Leonardo Ferreira Rosa e Márcio Flor encontraram uma “caixa misteriosa” na Praia da Vila, em Imbituba, durante a rotina de monitoramento. Esse material tem surgido no litoral brasileiro desde 2018 e, na verdade, são fardos de borracha que pertenciam a navios naufragados na Segunda Guerra Mundial.

A primeira aparição das caixas aconteceu em 2018 no litoral nordestino. Em 2021, apareceram diversos exemplares na Bahia, Sergipe e Alagoas. De acordo com um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), as “caixas misteriosas” são fardos de borracha de um navio nazista, o MV Weserland, submerso há 79 anos.

Neste ano, na Praia de Itanhaém, em São Paulo, emergiram os primeiros registrados no litoral paulista. Segundo as modelagens matemáticas, esses fardos saíram do local do naufrágio em direção ao Nordeste. Após consulta a especialistas, foi confirmado que a caixa encontrada em Imbituba é do mesmo modelo dos demais encontrados em outras praias do Brasil, sendo o primeiro em Santa Catarina.

Você também pode gostar