Notícias de Criciúma e Região

Bombeiros alertam sobre o aumento de acidentes de trabalho

Até o dia 8 de março deste ano, foram atendidas 26 ocorrências, desde queda de altura até esmagamento de membros do trabalhador

Até o dia 8 de março deste ano, foram atendidas 26 ocorrências de chamados para acidentes de trabalho pelo Corpo de Bombeiros Militar, no Extremo Sul de Santa Catarina. Destas envolvem desde queda de altura até esmagamento de membros do trabalhador.

O 4º Batalhão de Bombeiros Militar realiza o atendimento em 25 cidades do Sul e Extremo Sul, desde Urussanga até Passo de Torres e, em 2022, foram 127 casos envolvendo este tipo de acidente, situação que acende  um alerta para o uso correto dos Equipamento de Proteção Individual (EPIs ) nas empresas.

“O contratante e o contratado precisam ficar atento às regras para cada serviço que oferecem perigos. É sempre importante que se verifique se o contratado possui habilitação necessária para a execução do serviço – seja em espaços confinados ou trabalho em altura”, alerta o subcomandante do 4º BBM e chefe da Seção de Instrução e Ensino, major BM Renan Fernandes.

Além disso, conforme o subcomandante, em todas as atividades que oferecem riscos, o executante precisa utilizar os EPIs corretos, com luva, capacete e sapato, diminuindo a vulnerabilidade do trabalhador. “Isso vale também para as ferramentas e equipamentos, fazendo sempre o seu uso correto para qual ele foi destinado”, acrescenta.

A fiscalização trabalhista é realizada pelos auditores fiscais do Ministério do Trabalho e Previdência e do Ministério Público do Trabalho. “A gente sempre busca alertar, mostrar os equipamentos e conscientizar o trabalhador, para que não chegue ao ponto de um acidente de trabalho ou ainda, que vire mais um nas estatísticas”, finaliza o comandante do 4º BBM, tenente-coronel BM Henrique Piovezam da Silveira.

Você também pode gostar