Notícias de Criciúma e Região

Black Friday: como aproveitar as ofertas de roupas e sapatos

Muitas lojas aqui da região e também na internet já estão a semana toda com ofertas da Black Friday, que oficialmente foi ontem. Você já comprou algo ou pretende comprar? A seguir vou te mostrar dicas valiosas para você fazer compras assertivas e não se arrepender depois. Aproveita e já compartilha essa matéria com aquela mulher que você sabe que adora uma comprinha na oferta!

Busquei na internet informações sobre as ofertas, para entender se esse ano as mulheres realmente estão em busca de compras e sim, as pesquisas sobre roupas e sapatos estão crescendo significativamente em comparação ao ano passado. Uma pesquisa realizada pela Conversion, com 400 brasileiros conectados à internet, mostrou que 63% das mulheres pretendem comprar roupas na Black Friday de 2023, o que representa um aumento de 10% em relação a 2022. Outra pesquisa, realizada pelo Méliuz, mostrou que as buscas por roupas e sapatos na Black Friday já são 24% maiores do que em 2022

Por isso resolvi montar esse guia, para te ajudar a fazer boas escolhas. Reuni 5 dicas que funcionam com todas as minhas clientes da Consultoria de Estilo e que ajudam a ter um armário com boas peças para se vestir bem e dentro do seu estilo.

1. As compras começam dentro de casa: Faça uma lista de compras, antes de começar a pesquisar as ofertas, faça uma lista de todos os itens de roupas e sapatos que você precisa ou deseja comprar. Isso ajudará você a se concentrar nas ofertas que realmente interessam e não sair comprando tudo que vê.

Observe seu armário, tem mais partes de baixo ou de cima? O que quase não tem? O que você mais sente falta no dia a dia quando vai se vestir? O que você usa muito? Responda essas perguntas em uma lista no celular e olhe para ela quando estiver nas lojas antes de passar o cartão.

2. Defina um orçamento: É importante definir um orçamento antes de começar a comprar, isso ajudará você a evitar gastar mais do que o planejado e acabar comprando itens que não precisava só para aproveitar o preço. Pense que mesmo que esteja barato, ainda é dinheiro e poderia ser melhor aproveitado em outra peça que você vai ver no futuro.

3. Aposte em peças atemporais: Ao comprar roupas e sapatos na Black Friday, é importante escolher peças que sejam atemporais e que você possa usar por muitos anos e assim, você não corre o risco de se arrepender da compra depois. Você pode se perguntar: “Ano que vem, eu ainda vou querer usar essa peça?” Se a resposta for negativa, com certeza não será uma compra assertiva. Um armário somente com peças da modinha não representa seu estilo e nem é versátil.

4. Sua rotina: Qual é a tarefa que você mais passa tempo dentro de uma semana normal? É no trabalho, em casa, fazendo atividade física? Qual roupa você passa mais tempo usando? São essas peças que você deve investir agora para aproveitar as ofertas. Por exemplo, se você usa roupas de trabalho 5 dias por semana e passa o dia todo com ela, tenha mais roupas de trabalho no seu armário.

5. Não compre na hora: Eu sei que é um pedido difícil porque você está acostumada a gostar e já levar, mas te garanto que foi assim que você encheu seu armário com peças que não usa. Entrar na loja, provar, tirar foto e ir embora é uma prática pouco comum, porém extremamente efetiva. Não comprar na hora significa não comprar por impulso, sair da loja para pensar na peça, como vai combinar, onde vai usar e se o preço realmente vale a pena te faz pensar racionalmente e não por emoção. Tome um cafezinho, olhe as fotos e
decida com calma.

Depois de seguir esses passos, você estará pronta para fazer compras assertivas para seu armário e aproveitar as ofertas da melhor maneira. Além disso, também te ajudarei com dicas práticas sobre os itens de roupas e sapatos que as mulheres mais buscam na Black Friday:

Vestidos: Atenção para o comprimento, longo é mais usado para sair e curto nos finais de semana. Dentro da sua rotina, qual você mais vai usar?

Saias: Acima do joelho é considerada curta e é uma peça jovial e sensual. Midi é moderna e elegante, termina no meio da canela. Longa alonga a silhueta e deve terminar a 2 centímetros do chão.

Blusas: Se você quiser ficar mais arrumada, aproveite a oferta e compre algumas de tecido ao invés de malha, que são mais básicas e casuais. Para saber a diferença, basta esticar a peça, a malha estica bastante e o tecido muito pouco.

Calças: Os modelos reta, skinny, alfaiataria, cenoura e clochard sempre terminam no ossinho do tornozelo. Agora os modelos pantalona e flare devem terminar com 2 cm do chão, usando o sapato. Outra dica é que se você quiser parecer mais alta, use a calça com cintura mais alta.

Jaquetas: Uma bem coringa no seu armário vai ser uma jeans, mas sem os rasgados e lavagens, prefira uma sólida com o mesmo tom de jeans em toda peça.

Casacos: Cuidado com os comprimentos, um guia rápido é: quando termina na altura da cintura vai valorizar sua silhueta. Quando termina na altura do quadril, acaba aumentando e alargando ele, veja se você gosta. Ao passar do quadril, o casaco vai suavizar o quadril e também pode te achatar, para isso não acontecer, escolha uma calça da cor próxima ao casaco.

Lingerie: Aquela renda, laço e detalhes de pedrinhas são um charme, mas tome muito cuidado para não marcar na sua roupa, é super deselegante. A lingerie versátil é não é muito sexy, é aquela sem costura e de cor neutra.

Acessórios: Podem mesmo deixar um look básico super interessante, mas para isso ele precisa aparecer. Aquele brinco pequeno de pedra e o colar de corrente fina não fazer a menor diferença. Experimente uma peça em tamanho médio e veja se você gosta, mas atenção: escolha um protagonista por vez, ou o olhar ou o brinco aparecem.

Tênis: Ganharam nosso coração com a necessidade do conforto, mas sempre serão casuais e esportivos. Para ficar um pouco mais arrumada de tênis você pode escolher um modelo liso, de couro e em cor neutra. Se combinar com roupas de tecido, melhor ainda!

Sandálias: Aquele salto alto fino é super elegante e sensual, mas não cabe na realidade de muitas mulheres. Por isso, prove os dois pés na loja e caminhe com a sandália para fazer o teste de conforto. Perceba se você vai conseguir ficar algumas horas com ela ou se vai precisar tirar logo.

Sapatilhas: Podem deixar o look infantilizado dependendo da composição, dê preferência por sapatilhas sem laços e com o bico fino. Porém, sapatilhas podem ser uma alternativa para estar mais feminina e arrumada em um evento em que não é possível usar salto, neste caso escolha uma metalizada para ficar mais sofisticada.

Botas: São uma ótima opção nos dias frios e você pode fazer bons achados na oferta, mas atenção ao cano para não apertar na perna e também no comprimento, quanto mais alto, mais vai deixar sua perna encurtada, principalmente se for preta.

Saltos: São belíssimos, poderosos e devem arrumar nossa postura. Se você colocar um salto e não sentir esses três pontos ao olhar-se no espelho, diminua ele. De nada adianta um salto alto e uma mulher que não consegue caminhar com ele.

Bolsas: Nosso acessório inseparável também pode estragar o look, atenção para alça não ficar longa demais e abaixo do quadril. Também ao tamanho, bolsas grandes só harmonizam em mulheres altas, do contrário escolha um tamanho médio.

Ufa, quanta dica! Gostou? Espero que você aproveite e faça ótimas compras! Me conte lá no Instagram @marinanuernberg_consultoria que vou adorar saber!

Marina Nuernberg é Consultora de Estilo, especialista em atendimento feminino com 14 anos de experiência no mercado da moda. Nesta coluna quinzenal ensina como você pode externar seu potencial através da imagem. Acesse este link para saber mais.

Você também pode gostar