Bastidores do título da Copa do Brasil do Tigre é contada em livro

“1991 - Criciúma Campeão da Copa do Brasil”, do jornalista e radialista Jota Éder, será lançado nesta terça-feira, 27

A maior conquista da história do Criciúma Esporte Clube, está sendo contada no livro “1991 – Criciúma Campeão da Copa do Brasil”, do jornalista e radialista Jota Éder. Planejada durante a pandemia da Covid-19, a obra será lançada nesta terça-feira, 27, na Loja Tigremaníacos, anexa ao Estádio Heriberto Hülse.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

Em 160 páginas, o autor relata como se deu a campanha de dez jogos, resgata lances de bastidores, revelados pelos integrantes do time, dirigentes, radialistas e torcedores da época. Além de texto, o livro traz fotos dos jogos, dos jornais e da festa proporcionada pela torcida no dia 2 de junho de 1991.  “Essa é a principal parte da história do clube e resolvi mergulhar para conhecer um pouco melhor”, diz Jota.

Foram 15 horas de depoimentos sobre diversos acontecimentos

Por meio de 49 entrevistas feitas por telefone com atletas, comissão técnica, torcedores e dirigentes do clube, o jornalista reuniu 15 horas de depoimentos sobre os acontecimentos em campo, bastidores e estádios nunca revelados ao público até então. Destaque para um atraso na volta para o hotel em uma partida em Goiânia, onde o técnico Felipão, quis dispensar alguns jogadores. “Nas conversas me contaram coisas que não estão publicadas em lugar algum e que que nunca foram ditas”, destaca o jornalista.

O técnico Luiz Felipe Scolari também foi um dos entrevistados, segundo Jota, ele não lembrava que havia sido suspenso nas finais da Copa do Brasil. “É um livro até mesmo para reforçar a memória, porque muitas coisas foram se perdendo”, diz ele.

Projeto gráfico

A designer gráfica Natália Manica Santos assina todo o projeto, sendo que a capa foi uma sugestão do autor, baseada nas listras da camiseta do time. O próximo passo de Jota Eder é de fazer uma trilogia sobre os outros títulos das trajetórias do Criciúma; 2002- Campeão da Série B e 2006- Campeão da Série C. “Assim ficaria completa a história”, considera.

No dia do lançamento Jota Eder estará disponível aos interessados para fotos e autógrafos entre 14h e 17h. Serão respeitados os protocolos de precaução à Covid-19, como uso de máscaras, álcool em gel e sem aglomeração. O livro será vendido no valor de R$20,00. O clube irá disponibilizar o troféu da Copa do Brasil de 91 para fotos.

 

Você também pode gostar

Entre no nosso grupo do WhatsApp e seja atualizado em tempo real.