Notícias de Criciúma e Região

Baleia encalhada em Jaguaruna é sacrificada

Após várias tentativas de resgate, foi decidido pela realização da eutanásia

Foi realizada na manhã desta sexta-feira, dia 7, a eutanásia na baleia Jubate que estava encalhada na praia de Balneário Esplanada em Jaguaruna. O animal foi encontrado na quarta-feira, dia 4, e após várias tentativas de resgate, foi decidido pelo procedimento, pois a baleia estava ferida e debilitada.

“Após a eutanásia, já realizamos a retirada do animal da água e agora estamos fazendo a necrópsia. Ainda hoje, a baleia será enterrada na praia”, explicou a diretora de pesquisa no Instituto Australis, Karina Groch.

A baleia media 11 metros e pesava em torno de 12 toneladas. A causa que provocou o encalhe do animal ainda não foi identificada. A veterinária da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Gabriela Cristine de Souza, explica que esse tipo de animal geralmente encalha por algum ferimento, que traz ele para a costa.

“Um animal desse exemplar sempre encalha com alguma enfermidade. Não conseguimos ainda descobrir a causa, mas pode ser que seja um fruto de um emalhe que debilitou o animal e trouxe para a costa”, explicou a veterinária.

O protocolo de encalhe de baleia é formado pela APA da Baleia Franca/ICMBio, Instituto Australis, Associação R3 Animal, UDESC, Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski, da Unesc, Corpo de Bombeiros, Capitania dos Portos e a Policia Militar Ambiental.

Leia mais:

Triste fim: baleia encalhada em Jaguaruna será sacrificada

Órgãos discutem resgate ou eutanásia de baleia encalhada em Jaguaruna

Baleia segue lutando pela vida em Jaguaruna

Filhote de baleia encalha e luta pela vida em Jaguaruna

Você também pode gostar