Notícias de Criciúma e Região

Triste fim: baleia encalhada em Jaguaruna será sacrificada

Órgãos responsáveis decidiram por realizar a eutanásia no animal

Os órgãos responsáveis decidiram que será realizado a eutanásia na baleia Jubarte, que está encalhada na praia de Balneário Esplanada em Jaguaruna, desde essa quarta-feira, dia 5. A decisão foi tomada após mais de 24 horas de acompanhamento do estado do animal.

No início da tarde desta quinta-feira, dia 6, os profissionais verificaram que as condições climáticas e estado físico da baleia não favorecem o desencalhe do animal. “Encaminhamos para o procedimento de eutanásia. Não têm condições do resgate, ela está debilitada e o clima não está colaborando”, explicou a diretora de pesquisa no Instituto Australis, Karina Groch.

O procedimento ainda não tem data para ser realizado. A diretora explica que estão avaliando as condições climáticas para dar andamento. A eutanásia será realizada na praia e depois, o animal será retirado da água. “Após os procedimentos, vamos realizar a necrópsia para identificar a causa do encalhe e enterrar o animal”, frisou a diretora.

O protocolo de encalhe de baleia é formado pela APA da Baleia Franca/ICMBio, Instituto Australis, Associação R3 Animal, UDESC, Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski, da Unesc, Corpo de Bombeiros, Capitania dos Portos e a Policia Militar Ambiental.

Leia mais:

Órgãos discutem resgate ou eutanásia de baleia encalhada em Jaguaruna

Baleia segue lutando pela vida em Jaguaruna

Filhote de baleia encalha e luta pela vida em Jaguaruna

 

Você também pode gostar