Notícias de Criciúma e Região

Baleia é encontrada morta em Arroio do Silva; vídeo e fotos

Animal de nove metros foi localizado encalhado em avançado estado de decomposição

Os órgãos ambientais e a Ong Educamar, de Araranguá, devem divulgar nos próximos dias a causa da morte de uma baleia encontrada em Balneário Arroio do Silva, nesta terça-feira, dia 11.  O animal, uma jubarte fêmea, de aproximadamente nove metros, foi localizado encalhado em avançado estado de decomposição por funcionários da Secretaria de Obras, na madrugada, no popular “Chapelão”, no bairro Meta.

Os ambientalistas coletaram materiais biológicos (pele, ciamideos) para análise do que pode ter provocado a morte do animal, que em fase adulta pode chegar a 16 metros. “A suspeita é que ela já estivesse doente, pois tinha parasitas”, afirmou a Diretora do Departamento Municipal de Meio Ambiente, Agda Felisberto. O cetáceo é o segundo, com as mesmas características, a ser achado sem vida no município neste ano. O primeiro foi achado na localidade de Lagoinha, no final de abril.

 

Esta é a época do ano em que as baleias começam a migrar para o litoral brasileiro para reprodução. A baleia encontrada hoje foi enterrada em local próximo ao encalhe.

 

Você também pode gostar