Notícias de Criciúma e Região

Bailarina da Fundação Cultural de Içara recebe bolsa para estudar em outro estado

Izabelle Mariante, de 15 anos, foi aceita no Balé do Teatro-Escola Basileu França, considerado um dos maiores do país

Desde que iniciou as aulas de balé na Fundação Cultural de Içara (FCI), aos oito anos, Izabelle Mariante já tinha a certeza de que essa era carreira que desejava seguir. O esforço içarense foi recompensado nesta semana, quando recebeu a notícia de que seria agraciada com uma bolsa de estudos no Balé do Teatro-Escola Basileu França, em Goiânia, uma das maiores referências em dança no Brasil.

“Sempre tive o sonho de ser bailarina, desde criança”, conta a jovem de 15 anos. Moradora do bairro Raichaski, ela se deu conta de que poderia se profissionalizar neste meio já no segundo ano de aulas. “Quando comecei, estava com a turma infantil, mas logo no ano seguinte o professor Lucas Fernandes me colocou na turma avançada, de competições. Ali eu vi que era aquilo o que eu queria para a minha carreira”, recorda.

As premiações começaram a aparecer já na primeira competição em que participou. “Ela foi para um festival em Garopaba só para sentir como era a experiência, sem esperar por nada. Voltou para casa com o terceiro lugar”, comenta a mãe, Graziele Mariante. Desde então, já foram 33 prêmios conquistados em festivais estaduais e nacionais.

Graziele e o marido, Maurício, sempre apoiaram a filha nesta trajetória. A mãe vai acompanhar a estadia de Izabelle na capital goiana durante os primeiros dias, mas depois, a bailarina vai ter apenas a companhia de outras alunas do Basileu França. A mudança acontece na próxima quinta-feira, dia 28.

“Eles exportam bailarinos para escolas de balé de outros países”, informa a mãe. O principal sonho da jovem içarense é viver da dança na Rússia, a principal potência mundial do balé. Outros países da Europa também possuem grande prestígio. “Gostaria de chegar até a Ópera de Paris, na França, ou ao Royal Ballet de Londres, Inglaterra”, afirma Izabelle.

Cia Jovem de Balé de Içara

Atualmente, o grupo Cia Jovem de Balé, da Fundação Cultural de Içara, conta com 22 bailarinos participando de eventos. O grupo é comandado pelo coreógrafo Lucas Fernandes, que acompanhou a jornada de Izabelle desde o início.

“Como professor, poder compartilhar desta conquista é um grande prazer. Sempre percebemos o talento da Iza e investimos no potencial dela, com a certeza de que mais cedo ou mais tarde tudo valeria a pena. Isso só demonstra a importância de um projeto tão lindo como esse da fundação”, externa Fernandes.

Além do Cia Jovem de Balé, que ensaia com foco em competições, a FCI conta com mais de 100 crianças participando das escolinhas. “Através da história da Iza, acreditamos muito que outras crianças possam realizar o mesmo desejo. Somos uma família que, financeiramente, não tinha condições de proporcionar isso. Mas o município de Içara dá essa oportunidade com aulas gratuitas e profissionais que têm amor pelo balé”, destaca a mãe.

Você também pode gostar