Atualizado às 18h50
A Praia do Porto em Imbituba, ficou movimentada nesta tarde, com a presença do apresentador da Rede Globo, Luciano Huck. Ele gravou um quadro para o programa “Caldeirão do Huck”, na Escola de Surfe Bananinha. Trata-se do projeto social “Educar para a vida”, do surfista Leandro Elias, mais conhecido como o professor Bananinha.
Luciano Huck apareceu de surpresa na Praia do Porto, bem na hora em que o professor dava uma aula de surfe para as crianças do projeto. Foi um momento de grande emoção para o surfista e seus alunos. Em pouco tempo, o local ficou tomado por curiosos. Todo mundo querendo registrar a presença do ídolo.
O apresentador do Caldeirão do Huck fez gravações com o professor e seus familiares, com os alunos e até com os pescadores locais. Luciano, que havia recebido informações do projeto social, decidiu conhecer o trabalho e o local onde as aulas são ministradas.
“Ele veio fazer uma surpresa pra mim. Estou muito emocionado, porque eu nunca fiz o meu trabalho esperando algo em troca. Até agora, eu não sei como ele teve conhecimento do projeto. A presença do Luciano Huck aqui é a realização de um sonho”, falou o professor Bananinha.
O projeto existe há 18 anos e já formou mais de 1500 jovens atletas. A maioria dos participantes do programa “Educar para a vida”, tem entre cinco e 15 anos de idade. E, boa parte das crianças e adolescentes, tem algum histórico de vulnerabilidade social.
Por não ter uma sede própria, as aulas teóricas são desenvolvidas na casa do próprio professor. Já as aulas práticas acontecem na Praia do Porto. Hoje, o projeto “Educar para a vida” sobrevive da ajuda da comunidade. Todas as roupas de borracha e pranchas foram doadas por amigos do professor.
“Eu ainda não sei o que vai acontecer. Eles passaram o dia gravando com a gente. Conheceram a minha história e as nossas condições de trabalho. Eu espero algo de bom do Caldeirão do Huck”, falou emocionado o professor Bananinha.
O projeto “Educar para a Vida” também abre espaço para crianças e adolescentes autistas, cadeirantes, surdos-mudos e com Síndrome de Down. As aulas, de graça, acontecem três vezes por semana, das 14 horas às 16 horas.
Colaborou: Assessoria de imprensa/ Prefeitura de Imbituba