Notícias de Criciúma e Região

Até sábado: literatura, conhecimento e diversão no Festival em Içara

Praça da Matriz São Donato estará repleta de atrações; confira

Até o próximo sábado, 12, às 16 horas, a Praça da Matriz São Donato em Içara estará repleta de atrações com a realização do Festival Literário que tem como temática “Em verso, prosa, arte e canção”. No total são diversos livreiros dispostos em estandes com literaturas variadas e o bacana é que além de ser gratuito, estudantes e professores foram presenteados pela Prefeitura do município com vale-livro no valor de R$30,00 e R$50,00.

“Nossa cidade merece um evento cultural de alta qualidade e mais uma vez estamos empenhados em proporcionar o melhor. Teremos palestras, rodas de conversa, música, peças teatrais, lançamentos de obras literária, enfim, muito conteúdo e cultura reunidos em um só lugar”, destacou a prefeita de Içara, Dalvania Cardoso.

Na tarde desta quarta-feira, 9, era grande a presença de público, principalmente estudantes que manuseavam os livros e conversavam entre si, algo percebido também pelos livreiros. De Florianópolis, Antônio Cesar Pereira, da Cesar Livros, conta que é a segunda vez que participa do evento em Içara e já está satisfeito com o movimento. “Trouxe como destaque livros da autora Colleen Hoover e já vendi todos os lançamentos, só me restaram as obras antigas. Os livros dessa autora vendem mais que Harry Potter”, compara.

“O diário de Anne Frank” foi o escolhido pelo estudante de 12 anos, João Vitor Ventura Casemirchaqi, do Colégio Antônio Colonetti. A obra traz um relato de 1947 de uma jovem judia que se esconde com a família em um porão durante a ocupação nazista na Holanda. “Eu adoro esse tipo de livro, separei este e vi outras opções, que falam sobre a guerra”, disse ele.

Mãe de autista, Simone Inácio Santos foi em busca de algo que chamasse a atenção do filho de cinco anos. “Busco por livros educativos, mas percebi poucas opções”, disse ela.

Para Sérgio Freitas da Oceano Livros de Lages, a expectativa é de concretizar bons negócios. “Livros sobre o Drácula, mágica, mangás e outros são os mais procurados”, listou.

Além da comercialização de livros, a Feira também conta com a participação de escritores. O escritor Carlos Neves, o Kalunga, encantou o público com a habilidade de quem sabe desenvolver arte voltada às crianças e aos adolescentes, promovendo um show à parte com suas cantigas. A programação segue com contação de histórias, espetáculos musicais, palestras e atrações nacionais como o autor do best-seller: “O Papai é Pop”, Marcos Piangers, que se apresenta amanhã, 10, às 20h; além da Revista Amiguinho e Urânia Planetário Móvel.

“Esta é uma ação pensada com objetivo estimular o gosto e o hábito pela leitura, pela arte e para a valorização da cultura. A programação foi elaborada com muito carinho e cuidado para atender a todos, mas principalmente para que nossos estudantes construam memórias positivas que possam impulsioná-las na vida adulta a se manterem consumidores de livros que enriquecem a mente e a alma”, finaliza a secretária de Educação, Rose Reynaud.

Vídeo:

 

 

 

Você também pode gostar