Notícias de Criciúma e Região

Após ciclone extratropical, Praia Grande decreta situação de emergência

Ruas do município ficaram destruídas e familias desabrigadas

Devido ao ciclone extratropical que atingiu a região e deixou ruas destruídas e famílias desabrigadas, o prefeito de Praia Grande, Elisandro Machado (Fanica), decretou situação de emergência no município.

A cidade está sem água potável e conforme o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) Água dos Canyons, a rede adutora de abastecimento foi afetada em múltiplos pontos, resultando na interrupção do fornecimento de água em diversas áreas. Não há uma previsão exata de quando o fornecimento de água será totalmente restabelecido.

Resgate

Após mais de 18 horas de trabalho, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) desmobilizou por volta das 14 horas desta sexta-feira, 16, os últimos bombeiros militares que estavam atuando em Praia Grande. Estiveram no local a Força-Tarefa 04, militares do 4º Batalhão de Bombeiros Militar (4º BBM) e o Batalhão de Operações Aéreas (BOA). Os militares atuaram retirando famílias das residências afetadas pelas chuvas na noite dessa quinta-feira, 15, no município. Segundo a prefeitura, no total, 60 pessoas ficaram desalojadas e foram encaminhadas para o Ginásio Municipal. No momento, a situação dos rios está normalizada e as famílias retornaram para suas casas.

Estiveram envolvidos 22 bombeiros militares. Além disso, através do BOA, com a aeronave Arcanjo, foram resgatadas quatro pessoas. “Nossa prioridade foi mobilizar nossos bombeiros militares e estar nas ruas, resgatando o máximo de vítimas possíveis e encaminhar para os abrigos disponibilizados pela Prefeitura. Através do empenho de todos, conseguimos atender todos que precisaram do nosso serviço”, ressalta o comandante do 4º BBM, tenente-coronel Henrique Piovezam da Silveira.

Com o nível da água baixando na cidade, os bombeiros militares foram desmobilizados do local, mas seguem 24 horas à disposição. As emergências devem ser acionadas exclusivamente através do telefone 193.

Destelhamento, estradas e acessos danificados

Em Timbé do Sul, segundo a Defesa Civil do município algumas estradas e acessos foram danificados. Para garantir a segurança dos alunos, as redes municipal e estadual de ensino tiveram as aulas suspensas. Na manhã desta sexta-feira, 16, foi registrado o destelhamento no Cei Mario Marchesini, na Vila Marchesini, tendo também as aulas suspensas no local. “As rajadas de vento ainda são fortes, mas tivemos somente intempéries como o destelhamento do Cei, que estavam bloqueando vias públicas e não tivemos falta de energia, que é algo que ocorre quando o vento é mais forte”, informou o coordenador da Defesa Civil, Evandro F. Amandio.  Já a Serra da Rocinha está aberta e neste sábado, 17, retorna ao horário divulgado pelo DNIT, conforme trabalhos da empresa responsável pela obra da BR- 285. Qualquer emergência indicamos o número da Defesa Civil de Timbé do Sul pelo (48) 99153-1825.

 

 

 

Você também pode gostar