Alunos do Colégio Unesc aprendem sobre Educação Financeira e vivenciam experiências práticas

Dinâmicas compreendem atividades lúdicas diferenciadas para cada série e conteúdo abordado

Alunos do Colégio Unesc participam do projeto de Educação Financeira que tem como proposta levar a eles o contato com o valor do dinheiro. As atividades alusivas ao controle das finanças serão realizadas com as turmas desde o primeiro ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio ao longo de todo o ano letivo.

As economias da aluna Nicole Aguiar Cavaler já têm destino. Ela quer economizar para poder colaborar com a renda da família. Os conhecimentos sobre educação financeira agora fazem parte da sua rotina na escola.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

Nicole e os colegas do 5º ano confeccionaram os cofres a partir de materiais recicláveis e nos quais pretendem guardar as economias, e compartilharam essa experiência com os colegas e dialogaram sobre os desejos de cada um para investir a quantia arrecadada, as formas de conquistar pequenos valores e as inspirações artísticas para personalizar seus cofres.

Entre os desejos apontados pelos alunos em sala de aula e os que participam de forma híbrida estiveram desde a ajuda com os alimentos básicos em uma eventual necessidade futura, como Nicole, até a compra de brinquedos, materiais escolares, videogames e viagens para visitar parentes distantes. “Hoje não falta nada em casa porque meus pais trabalham muito, mas um dia pode acontecer e quando eu já for moça vou ter isso guardado para ajudar”, disse a pequena à turma.

O projeto de Educação Financeira, conforme a coordenadora pedagógica do Colégio Unesc, Wânia Inácio da Silva Ramos, faz parte das principais ações do ano letivo. De acordo com Wânia, a proposta é levar aos alunos o contato com o valor do dinheiro, colaborando para que entendam como usar, como poupar e desenvolver habilidades e competências para o uso ao longo da vida.

“Por meio de diferentes abordagens de acordo com os conceitos de cada um dos anos, os alunos e alunas serão sensibilizados sobre o tema, estimulados que conversem sobre isso com as famílias e envolvidos com diferentes atividades”, explica.

Entre as propostas do Colégio Unesc está a parceria com a Feira Livre Municipal, que fará a venda de produtos para as crianças, para proporcionar uma experiência de compra, operações matemáticas, escolha dos produtos que contribuem para uma vida saudável e consciência para um consumo consciente de recursos. “Eles farão uma compra via aplicativo, para que os alunos conheçam os preços e escolham os produtos que desejem comprar. Desta forma eles já irão calcular quanto devem gastar e receberão as compras separadas e higienizadas na escola ou em casa”, completa Wânia.

As vivências em sala de aula, conforme a professora Sandra Tramontim, do 5º ano, têm sido encantadoras. “Em um dos encontros nós analisamos panfletos de mercado, os valores, as promoções, e foi incrível ver o entendimento deles sobre o valor e a ideia de poupar”, relembra a professora que acrescenta ainda o uso da calculadora como ferramenta de apoio dentro desta temática.

O próximo encontro, já aguardado com expectativa, de acordo com Sandra, será de aprendizado sobre o troco, por meio da utilização de dinheiro fictício. “Eles ficam muito animados e se envolvem nas atividades e dinâmicas. É muito gratificante poder fazer parte deste processo de desenvolvimento tão importante para as crianças”, destaca Sandra.

Ao final do projeto, conforme a professora da turma, os alunos serão convidados ainda a fazer uma campanha solidária, demonstrando também a importância social do dinheiro.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo. Inscreva-se agora!

Você também pode gostar

Entre no nosso grupo do WhatsApp e seja atualizado em tempo real.