Notícias de Criciúma e Região

Alunos da Escola SESI participam de festival de robótica em Brasília

Festival SESI de Educação reúne em Brasília, de 28 de fevereiro a 2 de março, mais de 2 mil estudantes de todo o país, entre eles, alunos da Escola SESI de Criciúma

Estudantes da Escola SESI de Criciúma estarão, nesta quarta-feira, dia 28, em Brasília participando do Festival SESI de Educação. O evento evidencia os benefícios da robótica para a formação básica e será realizado no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade.

O festival promove competições em quatro modalidades – com miniaturas de carros de Fórmula 1, robôs pequenos de LEGO, robôs gigantes, com até 1,2 metro de altura, e robôs de até 56 kg –, além de participar de oficinas maker e interagir com 10 aparatos do SESI Lab itinerante. A Escola SESI de Criciúma irá participar com 18 estudantes nas modalidades FIRST LEGO League – FLL, FIRST TECH Challenge – FTC e F1 in Schools. “Mais do que um torneio, o evento é um processo de aprendizagem colaborativa em que os estudantes e professores aprendem mutuamente os conteúdos de física, química, biologia, matemática e linguagens. Por meio de uma experiência criativa, os competidores resolvem problemas do mundo real, planejam, projetam, constroem e, por fim, programam robôs”, lembra o diretor de educação, saúde e tecnologia da FIESC, Fabrizio Machado Pereira.

A extensa programação do festival inclui ainda o Seminário Internacional SESI de Educação, nesta quarta-feira, dia 28, das 9h às 12h30. Em parceria com o Movimento pela Base, o SESI reúne especialistas em educação e representantes do setor público para debater o novo Plano Nacional de Educação (PNE) e a inserção dos jovens no mundo do trabalho. O seminário também será transmitido ao vivo no YouTube do SESI.

 

 

Saiba mais sobre as equipes participantes:

FIRST LEGO League – FLL

Equipe Carvoeiros Robots (Criciúma): composta por seis integrantes, desenvolveu como solução do projeto de inovação deste ano o produto “Paint Zero Pain” (Pintar sem dor). Trata-se de um suporte para lata de spray de grafite, projetado para ser utilizado por crianças e idosos, visando facilitar o processo de pintura. A solução foi testada e aprovada por idosos, grafiteiros e crianças. Possui histórico de participação e premiações desde 2015.

FIRST TECH Challenge – FTC

Carvoeiros RoboTECH (Criciúma): é composta por 5 integrantes. A equipe possui histórico de participação desde de 2020, ainda sem premiações.

F1 in Schools

Alpha (Criciúma): é composta por 6 integrantes. A equipe possui histórico de participação e premiações desde 2020.

Você também pode gostar