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Primeira impressão: esta imagem fica

A primeira impressão funciona como uma fotografia mental, batemos o olho e um click pode ser ouvido internamente. A partir deste instante passamos a avaliar àquele que nos causou a impressão, sendo ela boa ou ruim.

O primeiro contato é sempre determinante para indicar como será a continuidade da relação, se terá uma interação com maior abertura ou se a primeira avaliação precisa ser desmontada.

Agora, com esta informação sobre a importância da primeira impressão, imagine um(a) político(a) que tem somente um encontro (e, as vezes, nem tem a possibilidade de conversar direta e individualmente) para poder causar uma impressão positiva e duradoura, já pensou?

A primeira impressão precisa ser marcante.

A imagem pessoal deve ser vista como uma aliada ao longo de toda a carreira na política, não só em época de campanha. Construir uma postura pessoal distinta, alinhar-se à altura de seus propósitos e entender que imagem é uma comunicação poderosa, torna a recepção da mensagem mais eficiente.

Imagem não é algo estático, ela está em movimento. Uma vez que, ao se apresentar, nossos gestos, olhar e postura farão parte do impacto da primeira impressão.

É fundamental que a postura transmita segurança.

A verdade é que um primeiro contato malsucedido pode atrapalhar a continuidade de uma relação.

O traquejo social, ou falta dele, é um fator que tem muito peso na hora de validar ou não uma primeira impressão. A atitude é irmã inseparável da imagem visual. 

A atitude errada poderá fazer cair por terra a estratégia de imagem de um político. Assim como, uma atitude embaraçosa de um membro de sua equipe, também poderá arranhar sua imagem. A equipe que o assessora é uma extensão de sua marca.

Uma imagem não irá se sustentar ou expandir se estiver em conflito com as atitudes.

Essencial demonstrar credibilidade.

Compreender a melhor forma de comunicar, focando nos traços de personalidade e os fortalecendo, é a melhor maneira de criar uma conexão com o público. Falar a mesma língua de seu eleitor deve ser natural, porque, tudo que é feito com naturalidade, inspira confiança.

Um candidato, para expandir sua rede e atingir seu público, precisa tornar marcantes as impressões a seu respeito.

 

Aline Savi é advogada, consultora de imagem, especialista em etiqueta e pós graduanda em marketing político e comunicação eleitoral. Nesta coluna semanal fala sobre imagem e comunicação política.

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