Notícias de Criciúma e Região

Alerta: pinguins mortos devem ser enterrados imediatamente

Devido aos casos de gripe aviária, as equipes de resgate de animais marinhos seguem protocolos de segurança para que não fiquem expostos

Todos os anos, no inverno especialmente, diversos pinguins são encontrados mortos ou debilitados nas praias de Santa Catarina. Devido aos casos de gripe aviária, as equipes de resgate de animais marinhos seguem protocolos de segurança. Entre eles, o enterro dos animais encontrados mortos para que não fiquem expostos.

A eliminação dos animais mortos, seja por meio de enterro ou cremação, segue regras estabelecidas pelo Plano de Contingência para Emergências Zoossanitárias, da Secretaria de Defesa Agropecuária Departamento de Saúde Animal, do Ministério da Agricultura e Pecuária.

Além do descarte das carcaças, o Plano exige que seja feita a limpeza e desinfecção de todas as instalações, veículos, materiais e equipamentos que tiveram contato com os animais.

Confira no link outras informações sobre defesa sanitária:

Defesa Sanitária Animal

Pinguins sobreviventes são devolvidos ao mar

Os casos mais comuns em Santa Catarina são de “Pinguins-de-Magalhães” (Spheniscus magellanicus). As aves saem da Patagônia Argentina e nadam praticamente sem interrupção até nossa região. Devido à longa distância, muitos acabam morrendo de cansaço e inanição, também devido à interação não intencional com redes de pesca ou outras influências antrópicas, além de doenças comuns à espécie com presença de parasitas e outros problemas de saúde.

Os animais vivos são encaminhados para o Centro de Pesquisa, Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos (CePRAM/ R3 Animal) onde são atendidos pela equipe de médicos veterinários. Após a reabilitação são devolvidos ao habitat natural.

Saiba mais:

  • Caso encontre um mamífero, ave ou tartaruga marinha debilitada ou morta na praia, ligue 0800 642 3341. Sua ajuda é fundamental para salvar vidas!
  • O PMP-BS é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama, das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos.
  • O objetivo do PMP-BS é avaliar possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos encontrados mortos.
  • O projeto é realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. A R3 Animal monitora o Trecho 03, na Ilha de Santa Catarina.
Você também pode gostar