Notícias de Criciúma e Região

AgroPonte já tem data para acontecer em Criciúma; confira

Evento acontece de 16 a 20 de agosto, no Pavilhão de Exposições José Ijair Conti, em Criciúma

Em sua 12ª edição, a AgroPonte se consolidou como a maior feira de Santa Catarina nos setores de agronegócio, agricultura familiar, indústrias e tecnologia. O evento acontece de 16 a 20 de agosto, no Pavilhão de Exposições José Ijair Conti, em Criciúma. Serão mais de 30 mil metros quadrados de evento, com a presença de 280 expositores de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo.

O objetivo é trazer novidades dos setores, promover negócios e fortalecer a economia catarinense. “Todos os anos, preparamos novidades e esse ano não será diferente. Teremos muita inovação, tecnologia e vamos trazer aos visitantes momentos únicos que nunca foram presenciados ao longo da história da AgroPonte”, comenta a diretora comercial da NossaCasa Feiras e Eventos, Jaqueline Backes.

O evento ainda aloja bovinos puro de origem (PO) e puro por cruza (PC) de inúmeras raças, bubalinos, equinos, ovinos, caprinos, abelhas sem ferrão, coelhos e peixes. Além disso, também abre espaço para cooperativas da agricultura familiar, indústrias, revendas e concessionárias de máquinas, tratores, colheitadeiras, equipamentos, ferramentas, tecnologias e insumos para a produção no agronegócio, agricultura e pecuária.  

“É um momento especial para Santa Catarina. A AgroPonte é pensada por detalhes e setores. A feira serve para o visitante conhecer o mercado do campo e suas novidades. Recebemos desde o pequeno produtor até as empresas que exportam para o exterior. Teremos a exposição ferramentas para iniciar uma produção até o maquinário pesado necessário para produções enormes”, afirma o diretor da NossaCasa Feiras & Eventos e idealizador da AgroPonte, Willi Backes.

O gerente regional da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), engenheiro agrônomo Edson Borba Teixeira, ressalta a importância da AgroPonte para os produtores. “A feira é uma vitrine para todos onde podemos demonstrar o trabalho que a Epagri faz junto aos empreendimentos da agricultura familiar, dos criadores de gado de corte, pecuaristas e produtores. Durante o ano, orientamos na produção e a feira é uma excelente oportunidade de mercado para eles”, observa.

Segundo o coordenador da Epagri, em 2023, serão mais de 40 cooperativas e associações da agricultura familiar presentes na AgroPonte. “Teremos ainda a programação técnica com encontro de legalização e rotulagem de produtos da agricultura familiar e a rodada de negócios dos produtos da agricultura familiar e supermercadistas. Com isso, vamos unir produtores e compradores dos produtos da agroindústria familiar que estarão expondo na AgroPonte”, destaca.

Já o gerente de Agricultura e Agronegócios de Criciúma, Vanderlei José Zilli, avalia a importância da AgroPonte para o município. “A AgroPonte tem dado visibilidade para que Criciúma possa mostrar a importância da sua cultura, onde temos uma agricultura de qualidade e diversa. Somos o maior produtor de banana da região, por exemplo. Além disso, a feira permite que nossos agricultores mostrem toda cadeia produtiva de nosso município por meio das cooperativas e das associações”, analisa. “A feira mexe com toda a cidade, porque movimenta os setores de hotelaria, restaurantes, bares e fomenta a economia da cidade”, acrescenta.

Palestras

Além da exposição, a AgroPonte traz novamente neste ano uma programação repleta de palestras, workshops e painéis de discussão. “Já é tradicional termos troca de experiências e conhecimentos durante a feira. Abordaremos temas dos setores de inovação agrícola, técnicas sustentáveis, gestão rural e mercado com especialistas de cada área”, pontua Jaqueline.  

Horários de visitação da AgroPonte

Quarta-feira (16/08): 16 às 22 horas
Quinta-feira (17/08): 14 às 22 horas
Sexta-feira (18/08): 14 às 22 horas
Sábado (29/08): 10 às 22 horas
Domingo (20/08): 10 às 18 horas

Você também pode gostar