Abril Laranja traz alerta sobre maus-tratos contra animais

Fundação do Meio Ambiente de Cocal do Sul orienta população sobre denúncias a esse tipo de crime

Abril é o mês dedicado à prevenção contra os maus-tratos aos animais. A iniciativa serve para conscientizar, orientar e trazer o assunto para debate de políticas voltadas a esse tipo de violência. A Fundação Municipal do Meio Ambiente de Cocal do Sul (Fundac) abraçou a campanha que surgiu através da ASPCA (The American Society for the Prevention of Cruelty to Animals – Sociedade Americana de Prevenção da Crueldade aos Animais) e foi adotada por diversos órgãos públicos e também pela iniciativa privada.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

A diretora superintendente da Fundac, Karla Pezente destaca a importância da ação. “Muitas pessoas não sabem. Mas, no Brasil, a Lei federal nº 9605/98 fala que maltratar animais domésticos, silvestres, nativos ou exóticos é crime. A pena pode variar de três meses a um ano de prisão. Além de ser passível de multa. E em caso de morte do animal, a pena pode ser alterada”, alerta a superintendente.

O mês de abril foi escolhido por ser o mês em que a ASPCA foi fundada, no ano de 1866, em Nova York. A cor laranja é a que representa a entidade. Karla comenta que a campanha serve para conscientizar a população de que os animais também têm direitos e é preciso haver uma legislação mais rígida com relação à sua proteção. Para denúncias de crueldade aos animais, as pessoas podem entrar em contato com a Fundac pelo telefone 3444-6035.

“É preciso ficar atento aos maus-tratos, entre eles privação de água e alimento, exposição ao sol e a chuva privação de locomoção, abandono entre outros fatores. A Fundac acredita que toda forma de vida é especial e merece o nosso respeito”, finaliza Karla.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo. Inscreva-se agora!

Você também pode gostar

Entre no nosso grupo do WhatsApp e seja atualizado em tempo real.