Notícias de Criciúma e Região

Pesquisa recente aponta liderança de Vaguinho em Criciúma

Na reta final de campanha, Vaguinho Espíndola aparece bem em recente pesquisa / Foto: Assessoria de Imprensa

A quarta pesquisa divulgada em Criciúma, nesta quarta-feira (2), apresenta ampla vantagem ao candidato Vaguinho Espíndola (PSD). Disse aqui, estar confuso diante das versões, hora favorável a um, hora a outro. No entanto, segundo analistas, a pesquisa do IPC, e divulgada pela Rádio Som Maior, é sempre a de maior credibilidade. Nela, a tendência dirige o favoritismo a Vaguinho Espíndola (PSD), que está tendo forte evolução, e com grandes chances de ser eleito. Na pesquisa recente, Vaguinho lidera na estimulada com 43,7%, seguido por Guidi, com 33,2%. A margem de 10% é significativa. Os demais candidatos seguem com percentuais baixos e não aparecem com chances de serem eleitos, conforme opinião dos eleitores criciumenses.

Em Lages candidatura é indeferida pelo TSE

A decisão ainda não é definitiva. Por isso, o candidato segue em campanha e tenta reverter a difícil situação / Foto: Carla Reche

O candidato à Prefeitura de Lages, Elizeu Mattos (MDB) teve a candidatura indeferida pelo Tribunal de Justiça Eleitoral (TSE), em razão da renúncia durante processo de cassação na Câmara de Vereadores, em 2016, que segundo a legislação, configura a inelegibilidade. A decisão se deve ao recurso interposto pelo Ministério Público Eleitoral, que apontou a inelegibilidade de Mattos com base na Lei Complementar nº 64/1990. Vale lembrar que o ex-prefeito e candidato neste pleito de 2024, à Prefeitura de Lages, já havia sido julgado em primeira instância na Comarca de Lages, e teve, na ocasião, o registro indeferido. No entanto, o entendimento dos desembargadores do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/SC) foi diferente, deferindo a candidatura dele. Já no âmbito do TSE houve a reforma do acórdão, restabelecendo a sentença original. Por fim, a Procuradoria-Geral Eleitoral também opinou pelo provimento do recurso, defendendo que a renúncia de Mattos não afastava os efeitos legais da inelegibilidade. Em resumo, o julgamento do caso foi concluído nesta quarta-feira (2), com a sentença definitiva impedindo o candidato de disputar o pleito municipal.

Jurídico recorre

A coligação Feliz Lages do Povo se apressou para informar que a decisão proferida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta quarta-feira, 2 de outubro, indeferindo a candidatura de Elizeu Mattos ao cargo de prefeito de Lages, não é definitiva e não compromete a campanha do 15. Assim que tomou conhecimento, a equipe jurídica do candidato, deu início aos trâmites necessários para recorrer da decisão, uma vez que a sentença foi monocrática e desconsiderou pontos importantes apresentados pela defesa. A equipe jurídica entende que há fundamentos sólidos que não foram adequadamente considerados e, por isso, busca reverter essa decisão nos tribunais competentes.

Contato com a coluna: [email protected]

Você também pode gostar