Notícias de Criciúma e Região

Por que as pessoas dizem ‘foi assim que Napoleão perdeu a guerra’?

Confira as histórias por trás da curiosa origem

Entrou no catálogo da Apple TV+ o novo filme “Napoleão”, que retrata a vida do imperador dos franceses Napoleão Bonaparte (1769-1821). O líder militar é interpretado pelo ator que deu vida ao “Coringa”, Joaquin Phoenix, um filme com 2 horas e 38 minutos fala sobre a jornada do estadista, suas origens e sua rápida ascensão ao trono. E quem disse que não existe romance em meio aos filmes de guerra? Em “Napoleão”, o relacionamento do imperador com sua esposa, Josephine, tomará conta de muitas cenas e se torna também peça central da trama. 

Joaquin Phoenix em cartaz do filme Napoleão (Divulgação/Sony Pictures)

Mas o que me fez pegar esse gancho do filme para trazer a curiosidade da coluna de hoje são as batalhas que o líder enfrentou, aliás, o embate da derrota virou expressão popular. Por que afinal se fala na posição em que Napoleão perdeu a guerra?

E saiba que a essa expressão que persegue o general e imperador Napoleão Bonaparte só existe em português. Essa expressão que é normalmente usada quando uma pessoa está de quatro ou em posição genupeitoral – ajoelhado com a cara no chão, ou simplesmente de quatro -, é atribuída à possível posição em que o general francês Napoleão Bonaparte se encontrava num momento de derrota. O fato é que não há comprovação histórica de que isso realmente tenha ocorrido.

Existe algumas possíveis explicações para sua origem. Uma delas seria que Napoleão teria se abaixado durante a Batalha de Waterloo, onde a derrota em 1815, marcaria o fim do Império Francês. Segundo historiadores, o imperador teria tentando apanhar algum objeto seu que caiu no chão e no momento, ter sido se exposto ao fogo inimigo.

Outra versão que é dada por várias pessoas, afirma que Napoleão estava sofrendo de uma suposta crise de hemorróidas, onde ele teria passado horas de quatro, sem conseguir andar a cavalo. Esse motivo, teria feito com que ele não tivesse tempo o suficiente para elaborar devidamente uma estratégia para o embate.

Alguns outros pesquisadores cogitaram a possibilidade da expressão ter se originado quando Napoleão e seus soldados, enquanto voltavam exaustos e derrotados das geleiras russas. Durante o percurso, eles caíam em um ângulo de 90 graus, sendo o início da derrota do general — a campanha da Rússia, em 1812, é considerada o início da derrota do general.

O que se pode afirmar é que não importa qual a explicação dada para a expressão e nem quando surgiu, por que ela não possui confirmação de existência. Essa expressão não é encontrada em outras línguas, “Em inglês, alemão ou francês não existe menção ao fato”, afirmou David Bell – especialista em Napoleão da Universidade Johns Hopkins.

O terrível inverno russo em pintura – Wikimedia Commons

Por duas vezes, general francês hesitou em atacar e acabou derrotado em confronto decisivo

A derrota que sepultou sua carreira de conquistador de territórios ocorreu na Batalha de Waterloo, travada em 18 de junho de 1815 nas imediações da cidade de Waterloo, na Bélgica. O episódio foi o ponto final em mais de dez anos de conflitos constantes de Napoleão com as principais potências do Ocidente na época, como Grã-Bretanha e Prússia (parte da atual Alemanha).

As intenções expansionistas do general proclamado imperador da França já haviam sofrido um forte revés em 1812, quando o Exército francês foi obrigado a retirar-se da Rússia depois de perder mais de 500 mil homens. O desastre deu ânimo para que os povos europeus dominados por Napoleão Bonaparte atacassem a França e forçassem a abdicação do imperador, que em 1814 foi preso e enviado para o exílio na Ilha de Elba, na costa da Itália.

Representação de Napoleão Bonaparte – Domínio Público/ Creative Commons/ Wikimedia Commons

Em março de 1815, porém, Napoleão fugiu de Elba e retornou à França, onde foi aclamado pela população e recuperou o poder, conseguindo reunir cerca de 124 mil homens para formar um novo exército. Alarmadas, as potências que o haviam derrotado uniram-se novamente e começaram a concentrar tropas perto das fronteiras francesas.

Decidido a enfrentar seus inimigos, Napoleão marchou para a Bélgica, onde chegou a vencer tropas prussianas dois dias antes de sofrer a derrota final em Waterloo, que encerrou seu novo reinado, conhecido como “Governo dos Cem dias”.

Joaquin Phoenix vive Napoleão Bonaparte em filme – SONY

Ele não foi capturado ao final da batalha, mas em Paris o Parlamento forçou sua abdicação, ocorrida em 22 de junho de 1815. Enviaram-no para a distante ilha de Santa Helena, a quase 2 mil quilômetros do litoral sudoeste da África. Ali, Napoleão morreu em 5 de maio de 1821, aos 51 anos de idade, de causas controversas – há quem diga que o motivo da morte foi um câncer no estômago, mas existem suspeitas de que o mais famoso general francês tenha sido envenenado.

Seja qual for a explicação dada para a expressão na época em que surgiu, provavelmente foi inventada como uma vingança sarcástica. Napoleão era um grande inimigo de Portugal — e, portanto, do Brasil. A coroa portuguesa veio parar aqui no Brasil fugida dele. Inventar uma história humilhante como essas, tem a ver com o espírito com que a notícia de sua derrota final deve ter sido recebida por portugueses e brasileiros.

Espero que tenha gostado de conhecer a origem dessa expressão. Agradeço imensamente pela leitura até aqui, e semana que vem tem mais! Siga-me nas redes sociais: 

TikTok 

Instagram

 

Leia também as colunas: 

O advogado que se matou ao tentar vencer um caso

Único caso registrado de um anão que virou gigante, conheça a história de Adam Rainer

O misterioso caso das crianças verdes de Woolpit, uma lenda medieval que permanece sem solução

 

Você também pode gostar