Notícias de Criciúma e Região

Aumento nos custos de transporte por contêineres é pauta na Acic

Indústrias de arroz do Sul do Estado utilizam esse transporte para exportar o produto

Dando sequência às discussões para fomentar o desenvolvimento do Porto de Imbituba e ampliar a competitividade das empresas da região que utilizam o transporte marítimo, o presidente da Associação Empresarial de Criciúma (Acic), Valcir José Zanette, recebeu a visita do secretário estadual de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins

Também participaram da reunião dessa segunda-feira, 7, o vice-presidente da entidade, Gilberto Francisco Hobold, e o presidente do Sindicato das Indústrias de Arroz de Santa Catarina (SindArroz), Walmir Rampinelli.

O principal tema da pauta foi o aumento nos custos de transporte por contêineres, modal utilizado, por exemplo, pelas indústrias de arroz localizadas no Sul do Estado. No mês passado, foram embarcadas no Porto de Imbituba mais de 30 mil toneladas do grão produzidas na região, por meio de cabotagem.

“Fomos informados que a partir de 1º de setembro haverá um aumento, o que ocorre anualmente, devido ao encerramento dos contratos. Pedimos a intervenção do secretário para que esse reajuste não acabe comprometendo a competitividade do arroz produzido aqui”, explicou Rampinelli.

“Fiz questão de vir aqui e ouvir as demandas, ter todas as informações, para conversarmos com o armador e com a empresa que opera em Imbituba e entender o porquê desse aumento”, afirmou o secretário.

Juntos, os representantes devem buscar uma solução para que todos os envolvidos consigam juntos o fortalecimento dos negócios da região. “Vamos entrar em contato com as empresas para fazer esse alinhamento, pois entendemos a importância logística do Porto de Imbituba. A Acic busca sempre esse trabalho conjunto, entre a classe empresarial e o poder público, porque acreditamos que somente dessa forma iremos promover efetivamente o fortalecimento dos negócios e o desenvolvimento socioeconômico da nossa região”, declara o presidente da Acic, Valcir José Zanette.

O vice-presidente da entidade, Gilberto Francisco Hobold, também reforça a importância do Porto se tornar competitivo.  “Quanto mais empresas conseguirem embarcar pelo Porto de Imbituba, mais viável o porto se tornará”, entende. 

Novo encontro

No próximo dia 15 de setembro, o Porto de Imbituba voltará à pauta na sede da Acic, novamente com a presença do secretário estadual de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins. Estarão também presentes a Aliança Navegação e Logística, a Santos Brasil, importadores e exportadores, tradings, Ferrovia Tereza Cristina, representantes do Porto de Imbituba,  presidentes das associações empresariais e de sindicatos empresariais da região, na busca de alternativas para tornar o Porto de Imbituba um modal competitivo, que contribua com o desenvolvimento do Sul de Santa Catarina.

Você também pode gostar