Notícias de Criciúma e Região

Após superlotação, governador visita Hospital Materno Infantil em Criciúma

Ao menos 20 crianças tiveram que ser transferidas do Hospital Materno Infantil Santa Catarina de Criciúma para outros hospitais neste domingo, dia 10

Com a chegada do frio, o Hospital Materno Infantil Santa Catarina (HMISC) está registrando um volume alto de atendimentos e internações. Por isso, ao menos 20 crianças tiveram que ser transferidas com urgência da unidade para outros hospitais neste domingo, dia 10.

Com 29 leitos, havia ao menos 54 crianças internadas clinicamente. Além disso, os leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrios e neonatal que somam 16, também, estão lotados, segundo dados do Governo do Estado.

📲 Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

Por este motivo, o governador Carlos Moisés, ao lado do prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, esteve visitando o HMISC que é do Estado, mas atavés de concessão, é adminitrado pelo Institudo IDEAS. “De 2018 até agora em 2021 tinhamos ampliado em 52% o número de UTI neonatal, saimos de 196 para 298. A população não dobrou, não acompanhou isso. É umf fator novo que estamos estudando essa grande demanda”, comentou Moisés.

A baixa cobertura vacinal em crianças, para o governador, pode ser um fator que tem contribuído para esse grande salto de atendimentos e internações no inverno nos hospitais.

“Apenas 20% das nossas crianças se vacinaram. Vemos essa destruição do conceito científico e do Programa Nacional de Imunização que aconteceu nesse país e que temos que resgatar a fé na ciência e trazer os filhos para se vacinarem. Porque a influenza pode ser porta de entrada para outras doenças graves. A criança fica gripada ai baixa a imunidade para depois ter agravamento de outras doenças”, analisou Moisés.

Governador conversou com corpo técnico do hospital e familiares de crianças internadas  – Foto: Divulgação/Governo do Estado

 

Maior integração entre UBS e Hospital

 

Outro fator apontado para a superlotação do Hospital Infantil é o grande número de casos que poderiam ser atendidos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).  Por isso o governador salientou a importância da integração entre Governo Federal, Estadual e Municipal que são os gestores do SUS no Brasil.

“Estavamos colocando a importância da oferta desse serviço na atenção primária para crianças, de pediatria nas Unidades Básicas de Saúde. Talvez a criação e a integração da UBS com esse hospital para que seja a porta de entrada. Porque segundo relato médico do corpo clínico aqui 70% dos casos que vem não deveriam ser atendidos aqui e sim na atenção primeira que é do município. Então porque não juntar as duas iniciativas?”, disse Moisés.

Confira o que falou o governador após a visita no Santa Catarina:

 

Você também pode gostar