Espaço terapêutico Oikos de Criciúma comemora 20 anos
O Oikos, espaço de autocuidado integral do ser humano, localizado no bairro Universitário, em Criciúma, completa 20 anos de fundação no próximo mês de março. Devido à pandemia, as comemorações vão ocorrer de forma alternativa até que o ambiente geral se mostre mais confiável para grandes eventos. Para marcar a data, foi criada um logo comemorativo, além de posts nas redes sociais lembrando o feito.
Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.
“É uma alegria especial estarmos comemorando 20 anos e cheios de aspirações”, comenta o psicólogo Mhanoel Mendes, um dos cuidadores do espaço. Para ele, viver no Oikos com base na simplicidade voluntária e no conforto essencial e “ainda poder, humildemente, contribuir pela melhora das pessoas e a cura do planeta é uma bênção”. Já sua companheira, a professora de yoga e psicoterapeuta, Derci Wotmeyer comenta que estar à serviço é uma missão entusiasmante. “Sinto-me inteira aqui. E, por isso, consigo oferecer esta inteireza às pessoas e, assim, também ser beneficiada”.
Local para autoconhecimento
A organização não só se transformou em um ponto de referência na região Sul de Santa Catarina para aqueles que buscam terapias complementares, mas também em um local de ponte para o autoconhecimento, seguindo uma linha de ética, respeito às pessoas, animais, natureza e espiritualidade. Sem alinhamento religioso ou filosófico, o local tem uma programação de eventos voltados ao autoconhecimento. Dentre eles, estão psicologia, as práticas de Yoga, meditação, astrologia, Psicoterapia Reencarnacionista e Investigação do Inconsciente (Regressão terapêutica), terapias naturais, bênção do útero, nutricionista, barra de accsses, palestras, caminhadas, hospedagem, retiros e estudos.
“Comecei a frequentar o Oikos através do meu amigo Vitor Augusto, quando tínhamos 11 anos de idade, e me sinto honrado em fazer parte dessa história. Parabéns e obrigado Dê e Maneca por tanto amor e carinho com todos os seres. Somente agradecer por todas as vivências”, destaca o educar físico, Thales Barp.
Saiba mais
O espaço foi edificado em uma “barreira”, em março de 2001, com área de seis hectares, na zona rural da cidade, onde apresentava um cenário de exploração e destruição com a lavra de argila para fabricar telhas e tijolos. Com a interferência dos cuidadores tendo como base a permacultura, hoje, está totalmente transformado com exuberante verde, abundante natureza, colheita de produtos ecológicos, além de terapias e uma programação voltada à saúde integral envolvendo as três dimensões do ser – mental, físico e espiritual.
Seu primeiro evento aconteceu em dezembro 2002, que foi uma programação para jovens meninos do movimento “Guerreiros do Coração”. Depois disso, o Oikos tem recebido pessoas de diversos lugares do país e até do exterior, tanto para participar de programações voltadas à espiritualidade (sem alinhamento religioso), à ecologia e ao autoconhecimento. Nestes 20 anos de fundação, estima-se que pelo menos um mil pessoas frequentaram o Oikos a cada ano, perfazendo um total de 20 mil pessoas.
“Neste momento tão importante para nós, queremos agradecer a todos os amigos, apoiadores, voluntários e frequentadores e dizer que reconhecemos o apoio e a amizade de todos”, destacam Mhanoel e Derci.
Construções levam o nome de “Lar”
Todas as construções do espaço levam o nome de “Lar”, já que Oikos vem do grego e significa lar. Além do Lar do Cuidador, onde mora a família de Mhanoel e Derci, também tem o Lar de Encontros, espaço de eventos para 100 pessoas confortáveis; o Lar de Alimentação; os Lares de Descanso (Lar do Guerreiro e Lar da Mestra); Lar dos Animais, Lar das Ferramentas, Lar do Fogo; LitoLar, açude onde os frequentadores e moradores se banham, Lar do Açude, Lar do Encantador de Jardins. Além destes lares, dois ainda se destacam: o Lar de Meditação, que é um buraco em baixo da terra com teto vivo, e o Lar na Árvore, uma casinha de três andares sem energia elétrica, mas com todo conforto para uma imersão em solitude no meio do mato. O espaço Oikos tem quase 1,5 quilômetro de trilhas, sete açudes, horta, muitas árvores, flores e pássaros.
O gerente da Unimed de Criciúma, parabeniza a equipe Oikos e todas as pessoas que de uma maneira ou de outra utilizaram o espaço e se beneficiaram com tantas ideias positivas. Para ele, as ideias, os pensamentos a consciência é o princípio de tudo, antes de iniciar qualquer obra ou de tomar aquela importante decisão. “Quando alguém te auxilia na abertura de novas ideias e novos pensamentos você cresce e evolui. Oikos,20 anos de crescimento humano”, diz ele.
Toda a alimentação servida no Oikos é balanceada, natural e boa parte produzida no próprio local. Segue a linha ovolactovegetariana, ou seja, a alquimização da cozinha ainda utiliza em suas receitas ovo e leite; carne de nenhum tipo, nem refrigerante e bebida alcoólica. Aos interessados, o espaço também oferece, além de curso de alimentação natural, marmitas como lasanha, hambúrguer e quibe vegetarianos, amendoim temperado e panqueca.
Acompanhe o Oikos pelas redes:
www.instagram.com/oikosdoceoikos
www.facebook.com/oikosdoceoikos
www.twitter.com/oikosdoceoikos