Hora de parar: 1 vez no mês e várias técnicas que podem mudar sua forma de ver a vida

Oikos de Criciúma promove Jornada de Meditação

O Oikos, espaço de autocuidado integral do ser humano, localizado no bairro Universitário, em Criciúma, vai realizar entre os dias 24 de julho e 20 de novembro a Jornada de Meditação. O evento será realizado em cinco mini-retiros, um por mês, e conta com uma programação composta por diferentes técnicas de meditação e aulas de Yoga. Além dos encontros, cada participante, se desejar, também poderá praticar a meditação em solitude por um dia no “Lar da Árvore” do Oikos.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

Podem participar do encontro não praticante, praticante e para quem quer aprofundar a sua prática. “Aspiro, sinceramente, que as pessoas tenham motivação para praticar nesta jornada conosco. Desta forma, vão criar méritos pra viver nesta terra de uma forma mais leve, livre, lúcida e feliz” comenta o psicólogo Mhanoel Mendes, um dos cuidadores do espaço.

As vagas para participar do evento são limitadas e a inscrição pode ser realizada através do site.

Seis encontros presenciais:

Encontro I | Em Grupo
Meditação com foco em uma imagem
Um primeiro método que muita gente pode achar útil e até se identificar consiste em, delicadamente, descansar a mente em um objeto.
Data: 24 de julho (Sábado)
Horário: das 14h08min às 18h08 min 

Encontro II | Em grupo
Meditação com foco na respiração
Este segundo método é muito antigo e é encontrado em todas as escolas do Budismo, que é o de pousar sua atenção, leve e conscientemente, na respiração.
Data: 21 de agosto (Sábado)
Horário: das 14h08min às 18h08min 

Encontro III | Em grupo
Meditação recitando Mantra
Esta terceira e última técnica, embora haja muitas outras, é muito usada no Budismo Tibetano, além do Sufismo, Cristianismo ortodoxo e no Hinduísmo, que é unir a mente com o som de um mantra.
Data: 18 de setembro (Sábado)
Horário: das 14h08min às 18h08min 

Encontro IV | Em grupo
Confecção de seu Japamala
Se você pratica Yoga ou é hinduísta ou budista, ou conhece um pouco dessas culturas, com certeza também já conhece o Japamala. Bem parecido com o famoso rosário da tradição cristã (apesar de ter sido criado muito antes), o Japamala é um cordão sagrado feito de, geralmente, 108 contas, utilizado na cultura oriental para auxiliar na entoação de mantras, meditações e preces e orações.
Data: 23 de outubro (sábado)
Horário: das 14h08min às 18h08min 

Encontro V | Individual
Prática conjunta das 3 técnicas e avaliação final
Neste encontro, o grupo vai praticar as três técnicas juntos, relatar suas experiências e progressos, além de fazer a avaliação final da vivência na “Jornada de Meditação”.
Data: 20 de novembro (Sábado)
Horário: das 14h08min às 18h08min 

Encontro VI | Individual
Um dia em Solitude no Lar da Árvore
Depois de conhecer uma técnica de meditação por mês e de praticá-las entre um encontro e outro, o participante da “Jornada de Meditação”, no seu momento, vai poder passar meio dia em solitude no Lar da Árvore, no Oikos. Neste período, em completo retiro, vai estudar, relaxar, silenciar e, como aprendeu, praticar a meditação.
Data: A definir (Reservar direto com o Oikos)
Horário: das 8h08min às 12h08min ou 14h08min às 18h08min 

Facilitadores:
. DErci Wotmeyer
Graduada em Serviço Social, Psicoterapeuta Reencarnacionista, Naturoterapeuta e Ayurveda, Reiki Master, Yogaterapeuta (Hatha Yoga & Yoga Dance), Moon Mother MM2- Benção e Cura do Útero e da Alma Feminina, Alquimizadora de alimentos vegetarianos e Peregrina. Mentora e uma das cuidadores do espaço Oikos, de Criciúma/SC, onde vive com sua família.

Mhanoel Mendes
É jornalista, escritor, permacultor, psicólogo e peregrino. Facilitador do seminário “A arte de viver em paz” da Unipaz e do curso de especialização em Psicologia Transpessoal da EPAL (Escola Profissionalizante André Luiz). Mentor e um dos cuidadores do espaço Oikos, de Criciúma/SC, onde vive com sua família. 

Inscrição:
Solicite e preencha sua ficha de inscrição; ela vai ser validada mediante o comprovante de pagamento da sua inscrição que será o valor parcelado em duas vezes ou o pagamento integral com desconto.

Saiba mais

O espaço foi edificado em uma “barreira”, em março de 2001, com área de seis hectares, na zona rural da cidade, onde apresentava um cenário de exploração e destruição com a lavra de argila para fabricar telhas e tijolos. Com a interferência dos cuidadores tendo como base a permacultura, hoje, está totalmente transformado com exuberante verde, abundante natureza, colheita de produtos ecológicos, além de terapias e uma programação voltada à saúde integral envolvendo as três dimensões do ser – mental, físico e espiritual.

Seu primeiro evento aconteceu em dezembro 2002, que foi uma programação para jovens meninos do movimento “Guerreiros do Coração”. Depois disso, o Oikos tem recebido pessoas de diversos lugares do país e até do exterior, tanto para participar de programações voltadas à espiritualidade (sem alinhamento religioso), à ecologia e ao autoconhecimento. Nestes 20 anos de fundação, estima-se que pelo menos mil pessoas frequentaram o Oikos a cada ano, perfazendo um total de 20 mil pessoas.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo. Inscreva-se agora!

Você também pode gostar

Entre no nosso grupo do WhatsApp e seja atualizado em tempo real.