Notícias de Criciúma e Região

Delegacias de Combate à Corrupção reforçam atuação da Polícia Civil em 2020

Ao mesmo tempo em que mantém o monitoramento e as forças contra as organizações criminosas violentas, a Polícia Civil de Santa Catarina lançou uma gestão desafiadora em 2020: investigar e combater os crimes contra a administração pública.

Para tanto, o ano marcou a ativação das cinco Delegacias de Combate à Corrupção (DECORs), com atuação macrorregional, além da Coordenadoria Estadual de Combate à Corrupção (CECOR/PCSC) junto à Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC/PCSC).

“A partir das DECORs desencadeamos um novo momento de gestão na Polícia Civil frente ao combate aos crimes contra a administração pública e à corrupção. Esta ação faz parte do Planejamento Estratégico da Polícia Civil 2019-2023, tendo sempre como foco a garantia da fiscalização dos recursos públicos e a melhor prestação dos nossos serviços aos cidadãos”, destaca o presidente do Colegiado Superior de Segurança Pública e Perícia Oficial e delegado-geral da Polícia Civil de SC, Paulo Koerich.

As DECORs estão sediadas em Florianópolis, Tubarão, Joaçaba, Blumenau e Chapecó. Ao todo, foram realizadas desde janeiro 10 operações decorrentes de investigações complexas pelas DECORs no Estado: Gêmeo do Mal; Pombo de Ouro; Seival 2; Agricultor Fantasma; Operação em Taió; Operação Oxigênio; Convite Marcado; Asfaltaço e Soldo Inflado.

Assim, a Polícia Civil de Santa Catarina passou a tratar o combate à corrupção como prioridade, já que esse tipo de crime afeta toda a sociedade brasileira.

Ao total, as DECORs e a CECOR instauraram 42 inquéritos policiais em 2020. Houve ainda 76 indiciamentos e 16 prisões deferidas, tendo mais de R$ 13 milhões de valores apreendidos em 2020.

As Informações são da Secretária de Comunicação do Estado.

Você também pode gostar