Notícias de Criciúma e Região

Fundador do Carnaval de Sambaqui é homenageado em Florianópolis

Osmar Pereira Machado é pai da sócia do Portal Litoral Sul, Jessika Milena Silva Machado

A Câmara de Vereadores de Florianópolis entregou na tarde desta quarta-feira, dia 5, o Troféu Gesuína Adelaide dos Santos (Dona Gininha) e o Troféu Erotides Helena da Silva (Nega Tide). Entre os homenageados estava Osmar Pereira Machado (in memoriam), que foi o fundador do tradicional Carnaval de Rua de Sambaqui. A homenagem a ele foi proposta pelo vereador Gabrielzinho Meurer.

Seu Osmar que era comerciante na região, começou o carnaval como uma grande brincadeira. Foi reunindo amigos, e incluindo na festa bandinha comunitária, concurso de fantasias, bloco de sujos, por exemplo. E tudo isso, sem nenhum patrocínio.

Hoje, a família toda, incluindo esposa, filhas e irmãs de Osmar, foi até a Câmara receber a justa homenagem.

A honraria também congratulou integrantes de Escolas de Samba de Florianópolis que obtiveram destaque neste último Carnaval.

Na tribuna, o Vereador Renato da Farmácia destacou que a data é um marco memorável, devido ao seu cunho popular, cultural e representativo para Florianópolis. “O Carnaval deu certo porque foi muito persistente, contrariando a sociedade e, principalmente, afetando sua sociedade. Ele foi insistente nas brigas, nas brincadeiras, até que um dia venceu. Quando chegou na década de 50, as primeiras escolas desfilaram na cidade e foram com suas bandas pela frente”, disse.

O homenageado Michel Costa, convidado ao fazer o uso da palavra, afirmou que trabalhar no Carnaval é uma honra. “O nosso Carnaval é linha direta, e a valorização tem que ser contínua. Sabemos das dores e do trabalho dificultoso que é colocar uma escola na Avenida, e algumas pessoas não se dão o privilégio de entender tal situação. O Carnaval merece um total respeito, como qualquer outro trabalho, e fico muito feliz em saber que o trabalho que a prefeitura faz é para deixar o nosso Carnaval muito melhor do que já é”, conclui.

Os troféus

Estabelecido pela resolução de Nº 1423/2009, o Troféu Dona Gininha, na honraria, faz referência à Gesuína Adelaide dos Santos, conhecida como Dona Gininha, figura ilustre no município por atuar na Sociedade Cultural e Recreativa Império do Samba, fazendo parte do grupo de seus fundadores em 1971. O prêmio prestigia campeãs e vice-campeãs dos grupos do Desfile das Escolas de Samba de Florianópolis.

Por sua vez, o Troféu Nega Tide, instituído pela resolução de Nº 1456/2010, é anualmente entregue aos destaques no Carnaval da Grande Ilha, presenteando Escolas de Samba, Blocos Carnavalescos, Clubes Sociais, Entidades, Associações e outros colaboradores que estimulam o desenvolvimento da ação. Referindo-se à Erotides Helena da Silva, ou Nega Tide, como é popularmente conhecida, o prêmio homenageia a Eterna Cidadã Samba, que representava e incentivava o Carnaval na cidade.

Homenageados com o Troféu Dona Gininha:

Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba União da Ilha da Magia

Grêmio Recreativo Escola de Samba Consulado

Homenageados com o Troféu Nega Tide:

Africatarina

Agremiação da Velha Guarda da Escola de Samba Dascuia

Alysson Rodrigo Ferreira

André Luiz Pereira

Associação das Velhas Guardas das Escolas de Samba da Grande Florianópolis

Bateria Irritada da Escola de Samba Dascuia

Casal Mestre Sala e Porta Bandeira Michel Costa e Ana Carolina Conceição Vieira

Chrystiane Rosa

Edenaldo Lisboa da Cunha (In Memoriam)

Escola de Samba Acadêmicos do Sul da Ilha

Jonson Alberto Alexandre

Lucas Pacheco Lisboa da Cunha

Manoel Candido da Luz

Maverssom Odeni de Fragas

Osmar Pereira Machado (In Memoriam)

Paulo Cezar da Silva (In Memoriam)

Silvio Serafim Luz

Victor Marquez Vieira Motta

 

Você também pode gostar