Volta às aulas; aumenta a procura por material escolar
Papelarias ficaram cheias nesse fim de semana em Criciúma
Faltando uma semana para o início das aulas, aumenta a procura por materiais escolares nas livrarias e papelarias de Criciúma. O movimento intenso coincidiu com o primeiro fim de semana da megaliquidação na cidade. Consumidores atentos à procura dos melhores preços e condições.
Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.
A costureira Alcione Santos foi conferir os preços e já garantiu a lista completa para os dois filhos. “Não adianta fugir, todo ano vamos precisar comprar os materiais do ano letivo, então o jeito é ver onde os preços estão melhores”, afirmou.
Preços que tem assustado muita gente, como é o caso da empresária Tatiane Machado. “Esse ano os materiais estão caros demais! Parece que todos os preços subiram”, desabafou.
De acordo com a pesquisa realizada pelo Procon de Santa Catarina a diferença de valores entre produtos similares chega a variar até 1587%, como é o caso de um estojo de giz de cera, que pode ser encontrado por R$ 1,60 até R$ 27, nos estabelecimentos visitados.
Ao todo, foram pesquisados os valores de 17 itens constantemente solicitados pelas escolas: borracha, canetas e giz de cera são os que mais oscilam.
Dicas
O Procon de SC indica que o consumidor verifique quais dos produtos da lista de material já possui em casa e, ainda, se estão em condição de uso, evitando assim, compras desnecessárias.
Outra forma de economizar é promover a troca de livros didáticos entre alunos. Alguns estabelecimentos concedem bons descontos para compras em grandes quantidades, dessa forma pode ser interessante efetuar compras coletivas, em parceria com outros pais.
Nas compras pela internet o consumidor deve estar atento ao site acessado, verificando se é confiável e se apresenta segurança. Além disso, é preciso verificar o custo do frete, que pode encarecer a compra.