Notícias de Criciúma e Região

Veja como foi o Prêmio Mulher Empresária da ACIC

Agda Candiotto Feltrin, Edna Machado, Maria Salete Daminelli Serafim e Magna da Silva Lapa foram as homenageadas da segunda edição da premiação

Personalidades que se destacam em diferentes áreas de negócios foram homenageadas na noite desta segunda-feira, dia 27, pelo Núcleo da Mulher Empresária da Associação Empresarial de Criciúma (Acic). Em uma solenidade marcada pela emoção, Agda Candiotto Feltrin, Edna Machado, Maria Salete Daminelli Serafim e Magna da Silva Lapa receberam o Prêmio Mulher Empresária em sua segunda edição.

“Elas são uma grande fonte de inspiração para muitas outras mulheres que buscam percorrer caminho semelhante. Estimular as mulheres a liderar empresas e a montar seus próprios negócios é fazer parte de um movimento que só cresce”, considera o presidente da Acic, Valcir José Zanette.

“As mulheres fazem a gestão de forma mais humana e mais inclusiva, e estão muito preocupadas com os impactos sociais. Quando elas empreendem, a economia melhora. Contar com mais mulheres empreendendo gera mais renda para as famílias, mais empregos para os trabalhadores e mais confiança para elas”, acrescenta.

A premiação foi criada pelo Núcleo da Mulher em 2022, celebrando os 25 anos de atuação. Para chegar a três premiadas deste ano, houve uma pesquisa com as nucleadas, que apontaram 12 nomes de destaque em termos de empreendedorismo feminino. Entre essas, as agraciadas foram definidas por meio de votação.

As homenageadas da noite

 

Conhecida como Gabi, Agda Candiotto Feltrin iniciou suas atividades como empresária há 30 anos, já com a Loja Gabi Presentes e Decorações. Durante a pandemia de coronavírus, buscou um diferencial para apresentar seus produtos e, em pouco tempo, se tornou conhecida como a “Rainha das Lives”. Também aproveitou para estudar e se qualificar, formando-se em personal decor table e compartilhando esse conhecimento nas lives.

 

“Somos mulheres fortes, vibrantes e queremos levar isso adiante, que nossas histórias inspirem também”, disse Agda, com a voz embargada após assistir um vídeo com o depoimento da família.

 

O Prêmio deste ano reconhece também o trabalho da empresária Edna Machado, que há 19 anos proporciona experiências na gastronomia de Criciúma. Primeiro com o Restaurante Eliza, transformado em 2014 em Edna Restaurante, estando hoje à frente do Hanami Cozinha Oriental, Edna Cozinha de Mãe e Doce Jardim Confeitaria e Café.

 

“Esse reconhecimento é algo imensurável e faltam palavras para descrever o que representa. Passamos por momentos difíceis, mas hoje tudo faz muito sentido. Acreditem: vale a pena entregar o seu melhor”, declarou Edna.

 

Entre as homenageadas desta edição também está a empresária Maria Salete Daminelli Serafim. Com talento para a arte cabeleireira, Maria Salete iniciou atividades muito jovem: já em janeiro de 1967 abriu seu primeiro salão de beleza. De lá para cá, o caminho foi permeado de trabalho e aprendizado, com diversas especializações em cursos no Brasil e no exterior, conquistando uma vasta e fiel clientela, dividida em diferentes gerações.

 

“Enfrentei muito preconceito no início, tinha até vergonha de falar sobre a minha profissão, até que um rabino me disse o quanto era importante ‘embelezar as pessoas’”, contou Maria Salete, que há 56 anos mantém seu salão na mesma rua, a Coronel Pedro Benedet.

Surpresa e emoção

O Núcleo da Mulher Empresária preparou uma surpresa para a noite de homenagens, ao reconhecer a integrante que está há mais tempo no núcleo. Pelos 22 anos de dedicação, a empresária Magna da Silva Lapa também recebeu o troféu que simboliza a segunda edição do prêmio, idealizado e confeccionado pela artista plástica Simone Coelho.

Convidada para gerenciar a Loja Tokaia em Criciúma, Magna começou em 1988 sua história de 35 anos no comércio. Posteriormente, houve a oportunidade de a empresária adquirir o empreendimento. Em agosto de 1990, foram inauguradas as lojas Primeiro Pé, de calçados, e Tokaia, para o público feminino e masculino.

Bastante emocionada, Magna agradeceu a homenagem. “Adoro o que faço, de estar junto ao público, aos meus clientes”, resumiu a empresária.

Os prêmios foram entregues pela coordenadora do Núcleo da Mulher Empresária da Acic, Vania Menegalli, e pela vice-coordenadora do Núcleo, Silvana Preve de Souza.

“São mulheres com histórias inspiradoras, que transformaram seus sonhos em realidade, com muita garra e determinação, e tornaram-se exemplos para outras mulheres que também buscam no empreendedorismo um caminho para o crescimento pessoal e profissional. Por isso, nada mais justo do que reconhecer, perante toda a sociedade, o esforço e a dedicação dessas empreendedoras de sucesso”, enaltece Vania.

Você também pode gostar