Notícias de Criciúma e Região

Vacina é a mais eficaz forma de prevenção: “Temos o melhor calendário a nível mundial”, diz especialista

Baixa na procura por vacinas coloca em alerta equipes da saúde em todo o Brasil; em Criciúma, a Prefeitura irá lançar uma campanha nesta quinta-feira, dia 9

Doenças que por muitos anos não se ouvia falar estão voltando aos noticiários como o sarampo, meningite, entre outras. Uma das causas para esse fenômeno é a queda que ocorre a cada ano nos índices de cobertura vacinal no Brasil. Um exemplo é a vacinação contra a Covid-19, em que cerca de 95 mil pessoas em Criciúma não retornaram para tomar a terceira dose.

📲 Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

“A Febre Amarela, por exemplo, tivemos óbitos esse ano e em anos anteriores. É muito triste quando temos óbito por uma doença que tem forma de prevenir. Já tivemos em alguns anos óbitos por tétano, tendo como prevenir mantendo o calendário vacinal. O que mais acomete, o que mais deixa toda equipe de sáude entristecida é isso. O que dói, o que machuca é ver a doença entrando novamente no município e termos nossa população em risco”, comenta a técnica de enfermagem do setor de Imunização da Prefeitura de Criciúma, Kelly Barp Zanette.

Atualmente, está sendo realizado no Brasil a Campanha de Vacinação contra a Gripe e o Sarampo, bem como a Covid-19 que segue ocorrendo. Porém a procura está abaixo do esperado.

“Temos patologias que chamamos de doenças imunopreviníveis, a palavra já diz tudo. Existe uma forma de prevenir através da vacina ou de imunobiológicos. Então porque vamos colocar em risco nossos filhos, aquela pessoa que amamos? Já que temos uma forma de evitar que a pessoa venha a contrair uma doença, venha a correr risco de ficar hospitalizado. Temos o sarampo que não tava mais acometendo nossa população e infelizmente devido a baixa cobertura vacinal acabou voltando e colocando a população em risco”, lamenta ela.

Criciúma lança campanha

Em busca de incentivar as pessoas a irem nas Unidades de Saúde e se vacinarem, a Prefeitura de Criciúma lança na tarde desta quinta-feira, dia 9, a campanha ‘Criciúma Vacina’. O lançamento ocorre às 15h no Salão Ouro Negro do Paço Municipal.

“Temos o melhor calendário a nível mundial. Temos vacina ofertada. No município de Criciúma temos mais de 40 salas de vacina, praticamente, todas as nossas Unidades de Saúde tem sala de vacina. Várias com proximidade. Quando a pessoa não consegue se vacinar em sua unidade, não tem problema nenhum de procurar unidade vizinha. Não tem problema nenhum a pessoa se vacinar perto do seu local de trabalho. Perto de onde a criança estuda”, explica a técnica de enfermagem.

De acordo com a Secretaria de Saúde, a vacinação de crianças e adultos, seja nas vacinas de rotina ou nas campanhas nacionais, costumava superar 90% de cobertura do público alvo. Porém isso não tem mais ocorrido devido a queda nos indíces de vacinação. Uma das prováveis causas são as notícias falsas sobre vacinação que se espalham nas redes sociais.

“Muito preocupante. Viemos verificando baixa cobertura tanto em vacinas de rotina, ou seja, aquelas do calendário normal. Vemos uma baixa demanda, principalmente, na nossa campanha”, comenta. “Não vamos acreditar em notícias mentirosas. Não vamos acreditar em postagens negativas. Para ter exemplo estamos na 24ª campanha contra a gripe, ou seja, faz 24 anos que realizamos uma campanha. Se não fosse algo positivo, ela não teria continuidade de tanos anos. A vacina de Covid é a mesma coisa. Não estamos mais tendo tantos óbitos. A prova ta aí”, alerta Kelly.

Será realizada uma grande campanha de conscientização e culminar em três importantes mobilizações nos parques de Criciúma. Ações que vão aproximar ainda mais as vacinas, sejam elas de rotina, ou Covid-19, de toda a população.

“A grande importância é essa. Quanto maior o número de pessoas vacinadas, seja crianças, seja adolescentes, adultos ou idosos, quanto mais pessoas imunizadas, vamos mantendo todas essa doenças mencionadas o mais longe possível. Precisamos sempre bater na mesma tecla. Com carteirinha de vacinação em dia, pessoas vacinadas e cobertura alta a população está protegida, não colocando em risco o município”, reforça Kelly.

 

 

 

Você também pode gostar