NotĂ­cias de CriciĂșma e RegiĂŁo

Unesc finaliza estudo sobre incidĂȘncia de animais no Majestoso

Avaliação foi solicitada pela direção do clube após gambå invadir o gramado no jogo entre Tigre e Londrina

Depois de um intenso trabalho, o LaboratĂłrio de Zoologia e Ecologia dos Vertebrados e o curso de CiĂȘncias BiolĂłgicas da Unesc, finalizaram o estudo sobre a possibilidade do surgimento de animais no EstĂĄdio Heriberto HĂŒlse. A solicitação foi feita pela direção do CriciĂșma E.C. apĂłs um gambĂĄ cruzar o gramado durante o jogo diante do Londrina, pela SĂ©rie B do Campeonato Brasileiro. Na conclusĂŁo do relatĂłrio, a resposta: nĂŁo hĂĄ animais silvestres no local.

Conforme o coordenador do Departamento de CiĂȘncias BiolĂłgicas e do LaboratĂłrio de Zoologia e Ecologia dos Vertebrados e professor do Programa de PĂłs-Graduação em CiĂȘncias Ambientais, Fernando Carvalho, o projeto foi desenvolvido ao longo de um mĂȘs, apĂłs reuniĂŁo com a diretoria do clube. “Neste encontro, nĂłs estabelecemos os protocolos, seguido de uma visita ao estĂĄdio, quando definimos os pontos para as buscas de indĂ­cios de gambĂĄ ou outros animais. Por fim, elencamos seis pontos embaixo da arquibancada, que Ă© um local vazio, para a instalação de cĂąmeras de monitoramento que ficaram em funcionamento por 24 horas durante 30 dias. ApĂłs este perĂ­odo, retiramos os equipamentos e fizemos a anĂĄlise das imagens”, explica Carvalho.

Assim, segundo o professor, ficou caracterizado que o gambĂĄ que atravessou o gramado naquela ocasiĂŁo “estava de passagem”. “Isso Ă© comum para este tipo de animal, pois ele se desloca em ĂĄreas urbanas. Culminou que foi bem na hora do jogo. NĂŁo identificamos nenhum indĂ­cio de outros animais silvestres dentro do estĂĄdio, com exceção de alguns domĂ©sticos”, cita. O relatĂłrio elaborado pela Universidade jĂĄ foi entregue ao presidente do Carvoeiro, Vilmar Guedes. “Sugerimos medidas de mitigação de risco de animais no gramado, como a colocação de barreiras fĂ­sicas em alguns pontos do estĂĄdio, açÔes que o clube analisarĂĄ a viabilidade”, pontua Carvalho.

Relembre o caso

O CriciĂșma fazia, diante do Londrina, o seu primeiro jogo na SĂ©rie B do Campeonato Brasileiro da SĂ©rie B de 2022 no dia 14 de abril. Mais de nove mil pessoas vibravam com a vitĂłria por 1 a 0, com gol de Marquinhos Gabriel, quando, aos 26 minutos do segundo tempo, o ĂĄrbitro precisou parar a partida porque um gambĂĄ invadiu o gramado, sendo retomada somente apĂłs a retirada do animal de campo.

“A parceria de sucesso entre a Unesc e o CriciĂșma gera resultados positivos. O estudo feito pela Universidade, nos ajuda a entender melhor como aconteceu a aparição do animal durante o jogo e como Ă© possĂ­vel evitar que casos semelhantes ocorram no futuro. É importante que a sociedade, os profissionais do clube e os ĂłrgĂŁos pĂșblicos tenham a explicação de como isso aconteceu e quais sĂŁo as medidas que o clube precisarĂĄ tomar para que nĂŁo volte a acontecer”, fala o presidente do CriciĂșma E.C., Vilmar Guedes.

VocĂȘ tambĂ©m pode gostar