Notícias de Criciúma e Região

Uma lição para além do futebol

História de Tiago Neoti mostra, mais uma vez, que o esporte ultrapassa as quatro linhas do jogo

Enfrentar o adversário, dominá-lo e derrotá-lo dentro de campo. Esse é o grande objetivo a se conquistar no futebol. Com ele conquistado, são trazidos os três pontos para casa e a alegria para os torcedores. Essa filosofia pode ser seguida em diversos âmbitos da vida e Tiago Neoti, de 29 anos, supervisor de futebol do Criciúma, é um exemplo disso.

No dia 24 de fevereiro, o Criciúma enfrentou o Nova Iguaçu pela primeira fase da Copa do Brasil. A atenção da maioria dos torcedores carvoeiros estava no Estádio Jânio Moraes, na cidade fluminense. A partida, sem tantas emoções terminou empatada e com a classificação do Tigre, mas o foco do profissional e torcedor Neoti estava além. Afinal, no dia anterior, ele recebeu uma notícia que ninguém gostaria de ouvir.

“Na véspera do jogo em fevereiro, pela Copa do Brasil, nós estávamos treinando lá no Rio de Janeiro e eu tive a notícia, por meio do Dr. Ricardo Furtado, que eu estava com um problema de saúde: câncer no pâncreas e no fígado. Dali em diante, minha vida se transformou. Quando eu soube da notícia, eu tentava focar no jogo contra o Nova Iguaçu, mas não conseguia, porque eu tinha descoberto um dia antes”, comentou o supervisor.

Uma informação como essa mexe com qualquer pessoa. Não há quem não se deixe levar pela fértil imaginação e pense em coisas que normalmente não pensaria. “Do dia em que eu soube da notícia em diante, meu mundo caiu. Eu só pensava nas coisas piores. É normal. Nunca imaginei ter uma notícias dessas, apesar da minha família ter um histórico dessa doença. Eu nunca imaginei que aconteceria comigo. Acho que ninguém imagina”, explicou Neoti.

Há mais de dez anos no clube, o supervisor ficou fora de viagem do elenco apenas uma vez, por um bom motivo. “Cheguei no final de 2011. Eu era auxiliar administrativo. Então, eu sempre fui muito torcedor e quis trabalhar com futebol. A partir de 2014, na Série A, eu tive a oportunidade de ir para o profissional. De lá em diante, estou até hoje na função. Desde 2014, quando eu comecei a viajar, eu tinha ficado fora apenas de uma viagem, que foi o dia do nascimento do meu filho”, recordou ele.

Com tantos anos de experiência dentro do esporte, Tiago Neoti claramente tirou várias lições do que o futebol é capaz de apresentar. Não desistir e o verdadeiro significado de time são duas delas. “Quando eu descobri, meu mundo caiu, só que eu estava muito bem amparado. Os médicos do clube, a diretoria e os jogadores me apoiaram e me deram muita força para eu poder vencer. Eu sou eternamente grato a todos que me ajudaram nisso”, disse.

Por conta da doença, a saudade do clube foi grande, já que precisou ficar sem fazer aquilo que mais ama por alguns meses. “De fevereiro até a minha cirurgia, no dia 30 de junho, eu tive vários exames e me ausentei um pouco do clube. Fiquei praticamente cinco meses afastados do clube. Hoje, graças a Deus, eu estou curado. Conseguimos tirar o câncer do pâncreas e do fígado e, hoje, eu não tenho mais nada. Foi o diagnóstico que os médicos me passaram no hospital: eu estou limpo e muito feliz”, falou Neoti.

Além do clube, é claro, o profissional teve o apoio de duas pessoas especiais, que são a sua “base familiar”: a esposa Jaqueline, com quem divide a vida há nove anos, e o filho Valentim, de quatro anos. Com eles, Tiago compartilhou muitas coisas boas, mas também esse período difícil, que, felizmente, chegou ao fim. Na terça-feira, dia 06, o Criciúma retornou para a pré-temporada e o supervisor de futebol já estava lá, para a alegria da família e dos colegas

“Foi muito emocionante, até chorei por poder voltar a essa rotina. Esse dia eu vou levar para o resto da minha vida. Eu fiquei bem emocionado e estou muito feliz. Uma coisa tão simples, que é estar aqui, é uma vitória para mim. É ganhar um campeonato”, finalizou Neoti. Com um sorriso no rosto, ele vibrou com a frase mais amada pelos apaixonados por futebol: “eu venci!”.

Confira o emocionante vídeo produzido pela TV Tigre sobre o retorno do supervisor de futebol, Tiago Neoti. Ah, não esqueça: prepare o lencinho!

Você também pode gostar