Uma alface nutritiva e cultivada de forma diferente

Faz dois anos que o casal, Gisele Manganelli e Felipe Bergler, investem na hidroponia (cultivo direto na água) e atuam com a Verde Vida Hidropônicos, no bairro Primeira Linha. Realizaram cursos, montaram um projeto de cultivo e fizeram uma estufa em um terreno da família. Inicialmente a produção foi de alface, que ainda hoje é o carro-chefe, e na sequência vieram folhas como o agrião, couve, manjericão, rúcula, salsinha, cebolinha.

O pouco espaço, o consumo racional de água e de adubo e a redução do uso de agrotóxicos foi o que os atraiu no cultivo. “O custo é mais caro, mas a qualidade do produto é maior. Nós mesmos que cuidamos do plantio, manejo e da colheita diária da alface”, conta Gisele.

Mas segundo ela, trabalhar com a hidroponia, requer muito cuidado. “Ficamos em função quase que 24 horas. A atenção se dá desde o controle das bombas de água até o controle de pragas para evitar a contaminação”, diz.

Produção de 12 mil pés

A estufa tem capacidade para 12 mil pés e esta é a produção atual deles, que fornecem para supermercados e fruteiras de Criciúma. O lucro mensal ela preferiu não revelar, mas garante que até o momento foi o suficiente para o investimento que fizeram em toda a estrutura. Tanto que para o futuro, a meta é de diversificar a produção. “Estamos em testes com outros produtos e estamos confiantes que dará certo”, fala em tom de expectativa.

 

Saiba mais

Hidroponia é uma técnica de cultivo de vegetais dentro de uma estufa, usando água no lugar de terra. Como todo vegetal necessita dos nutrientes retirados da terra, as técnicas de hidroponia visam suprir essa carência através da adição de fertilizantes solúveis na água.

Hoje em dia, já encontramos muitos alimentos hidropônicos nos supermercados, principalmente vegetais como, por exemplo, alface, couve manteiga, escarola (chicória), almeirão, etc.

Quando a técnica é usada de forma correta, os nutrientes e outras propriedades do alimento são semelhantes aos dos cultivados de maneira tradicional (na terra).

Você também pode gostar

Entre no nosso grupo do WhatsApp e seja atualizado em tempo real.