UFSC aprova estado de greve e rejeita Programa Future-se

Mais de quatro mil pessoas lotaram o Auditório Garapuvu e a área em frente ao Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancelier de Olivo nesta segunda-feira, 02, durante a assembleia convocada pelos estudantes, técnicos-administrativos em Educação e docentes da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui

A assembleia durou mais de três horas e rejeitou, por unanimidade, o Programa Future-se. O posicionamento definitivo da instituição será deliberado pelo Conselho Universitário (CUn) nesta terça-feira, 03, a partir das 14h, também no Auditório Garapuvu. Além do Future-se, a assembleia, formada em sua maioria por estudantes, discutiu os bloqueios orçamentários e as medidas da Administração Central, anunciadas na última sexta-feira, 30.

Nomeação do reitor

Foi aprovado um posicionamento solidário à comunidade da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), que teve nomeado como reitor da instituição o terceiro colocado nos processos de consulta pública e votação em Conselho Universitário. O reitor Ubaldo Cesar Balthazar manifestou-se favorável à formalização do apoio à UFFS em nota oficial.

Suspensão do vestibular 2020

A realização do Vestibular 2020 foi discutida, e houve votação a favor da suspensão do concurso. A decisão terá que ser referendada pelo Conselho Universitário. O Vestibular 2020 será unificado e selecionará vagas para cursos de graduação da UFSC e UFFS. O lançamento do edital está previsto para esta quinta-feira, dia 05.

Estado de greve

A assembleia também aprovou o estado de greve, e rejeitou a possibilidade de ocupação dos prédios da UFSC neste momento. As categorias devem reunir-se nos próximos dias para decidir os encaminhamentos. Também  aprovou, ainda, a adesão às manifestações convocadas pela União Nacional dos Estudantes (UNE) para o dia 7 de setembro, a criação de um comitê de mobilização externa e o texto de uma carta à Reitoria pedindo a renegociação dos contratos terceirizados pela readmissão dos profissionais que foram dispensados.

Você também pode gostar

Entre no nosso grupo do WhatsApp e seja atualizado em tempo real.