Notícias de Criciúma e Região

Trilhas em Laguna levam a praias espetaculares; confira

Sul em Trilhas te mostra o caminho

Laguna é um cidade de praias, trilhas, lagoas, muita história… Conhecida na nossa região, a cidade que está localizada no litoral sul de Santa Catarina, entre as cidades de Imbituba e Jaguaruna, pertence à região turística Encantos do Sul.

As trilhas da cidade oferecem uma variedade de experiências únicas, cada uma com seu próprio charme e cenário deslumbrante: Nós escolhemos algumas trilhas do sul de Laguna para fazer e apresentar para vocês. Saímos do Mar Grosso pelo barco bote – que tem uma taxa R$ 2,50 – entramos na comunidade da Ponta da Barra.

Molhes da Ponta da Barra

Há dois faróis nos molhes, um nos Molhes Sul, outro no Norte. Mas já sabe a explicação historicamente do molhes? No site da prefeitura encontramos a seguinte explicação: 

No final do século XIX a cidade experimenta o ciclo econômico do carvão, usado em abundância na região. O minério vinha diretamente das minas de carvão, existentes nas cidades de Urussanga, Criciúma e Lauro Muller, por transporte ferroviário para ser embarcado no porto de Laguna, localizado no centro histórico. O escoamento desse produto fez surgir novas obras na região, como a Ponte da Cabeçuda, por onde passava a estrada de ferro Teresa Cristina e a construção dos Molhes da Barra. Em Laguna, entre 1901 e 1903, iniciam-se obras para a construção dos Molhes da Barra, bem como, ampliação da estrada de ferro, ambos trouxeram para a cidade uma nova fase de prosperidade. Na década de 1910 registra, o Porto da Laguna, significativo incremento das atividades comerciais, impulsionadas especialmente pela Primeira Guerra Mundial, a qual, ao impor limitações à importação na Europa, dinamiza o mercado do carvão nacional.

As obras do Molhe Norte e Sul foram concluídas aos poucos. O Molhe Sul foi encerrado depois em 1943. Segunda guerra Com o advento da Segunda Guerra Mundial, o carvão catarinense passou a ter prioridade na política nacional de melhor aproveitamento dos recursos nacionais. No Decreto no 4.676, de 1939, Getúlio Vargas definiu que as obras do porto de Laguna deveriam ser realizadas “para dar franco escoamento ao carvão do Estado de Santa Catarina”.

Praia do Tamborete

Ao lado dos molhes sul está a pequena Praia do Tamborete. É uma praia pequena, em forma de enseada, com uma larga faixa de areia clara e água limpa e calma, o nome, segundo os nativos, é por causa das pedras com formato parecido com tambores.

Trilha do Gravatá

Esta trilha leva você ao esplendor de uma praia deserta no bairro Ponta da Barra, proporcionando uma experiência verdadeiramente intocada, é lindo a caminhada de cerca de apenas um km em meio a mata atlântica, sendo que ela é deserta, com dunas e bastante verde.

Na praia que leva o nome de uma flor é possível chegar apenas caminhando por trilha.

Praia do Mane Lome

Praia deserta com 1Km de extensão. O seu acesso é por trilha, partindo da Praia do Gravatá, que também é acessada por trilha, natureza exuberante, costão rochoso e mata preservada.

Trilha da Tereza

Conectando a bela Praia da Tereza à encantadora Praia do Siri, essa trilha oferece uma oportunidade incrível de explorar as paisagens costeiras da Ilha de Laguna, Trata-se de uma pequena e bela praia situada entre morros. Sua extensão é de aproximadamente 300 metros e o seu nome é uma homenagem a uma antiga moradora.

Gostou dessa história? Que tal conhecer esses lugares incríveis?

Convidamos você para participar dessa aventura junto com a gente dia 17/03 no domingo, as inscrições e mais informações estão neste link  https://forms.gle/9nM8C93ucYu66KDx9

Também pode-se encontrar mais informações no instagram do Sul em Trilhas com em contato com nossa condutora Jú: 48 9961-5061.

Convidamos para entrar no nosso grupo de trilhas: https://chat.whatsapp.com/IEdcL2bAzjTJsOTS51c2Nq

Venha conhecer as maravilhas da nossa região e fazer o sul em trilhas com a gente!

 

Você também pode gostar