Notícias de Criciúma e Região

Transporte público gratuito é realidade em Araranguá; veja como funcionará

Empresa vencedora da licitação foi conhecida nesta sexta-feira, dia 10

A Viação Cidade será a responsável pelo transporte público gratuito em Araranguá. A empresa foi a vencedora da licitação realizada nesta sexta-feira, dia 10, pela Administração Municipal. Com o valor máximo estimado em R$ 6.991.739, 92, participaram as empresas: Transporte Coletivo São Marcos, Viação Cidade e Cibeli Viagens e Turismo. Ao final, o valor obtido foi de R$ 3.950.000,00, o qual tornou a Viação Cidade vencedora da licitação, com uma redução de 43,50% em relação ao valor máximo admitido.

Esta contratação abrangerá transporte escolar I (rede municipal – Ensino Infantil e Fundamental), transporte escolar II (Ensino Fundamental da rede pública municipal e estadual de todo o município) e transporte comunitário. Além disso, contará com monitoramento via GPS, satélite, GSM, GPRS e mapa georreferenciado. A solução tecnológica tem como obejtivo elevar a  eficiência e a qualidade do serviço de transporte e tambem possibilitar aos pais o acompanhamento em tempo real do trajeto dos filhos.

Como funcionará

Um aplicativo mobile, compatíveis com plataformas Android e IOS, estará disponível para download no Google Play e na App Store. Para os usuários que não possuem meios para acessar o aplicativo, a empresa fornecerá um canal de atendimento para eventuais dúvidas, solicitações ou reclamações. Os estudantes usuários dos serviços de transportes deverão ser deixados em seu destino com no máximo 10 minutos antes do horário do início das aulas. Já os estudantes com necessidades especiais, deverão ser transportados no sistema porta a porta (pegos na porta de casa e deixados até a sua unidade de ensino e vise-versa). Além disso, todos os estudantes possuirão o seu cartão identificador.

Todos os veículos terão sistema de monitoramento digital e câmeras instaladas em locais estratégicos, para captura de vídeos em tempo integral durante as rotas. Ainda haverá uma prova de conceito do software pré-agendada para o dia 11 de dezembro. Após a prova, o processo será submetido à homologação da autoridade superior, em que a empresa terá 30 dias úteis para o início dos serviços, após a assinatura do contrato.

Você também pode gostar