Teste rápido e gratuito de HIV: saiba onde fazer em Criciúma
Dezembro Vermelho: Criciúma já registrou 4,5 mil pessoas com diagnóstico de HIV
As ações de conscientização do Programa de Atenção Municipal às DST/HIV/Aids (Pamdha) de Criciúma, serão intensificadas nas próximas semanas por meio de palestras e testes rápidos para o diagnóstico do HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), com resultados em até 30 minutos. As atividades integram o Dezembro Vermelho, mês escolhido para representar a campanha de conscientização e prevenção ao HIV e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui
De acordo com o Pamdha, o município já registrou 4,5 mil pessoas com diagnóstico de HIV. Até o mês de setembro foram realizados 49650 testes rápidos e aproximadamente três mil coletas de exames de CV-HIV, carga viral para HIV. Neste ano 10.559 pessoas retiraram comprimidos ARV (antirretroviral), totalizando 1.134.334 comprimidos distribuídos.
Onde fazer o teste rápido
“Sobre o teste, ele é rápido, seguro, sigiloso. Caso dê positivo, o tratamento é iniciado imediatamente, sem custo algum. A pessoa faz exames de carga viral, passa pela consulta com o médico e já retira seu medicamento. Assim não desenvolve a Aids, fica com a carga viral indetectável, sendo mais difícil a transmissão do HIV”, explica a coordenadora do Pamdha, Patrícia Rodrigues Oenning.
Ainda assim, segundo ela, o uso de preservativos (camisinha) masculino ou feminino, é fundamental, tanto na prevenção do HIV como em outras Infecções Sexualmente Transmissíveis. “Lembramos que todos esses insumos, testes, tratamento medicamentoso e preservativos são fornecidos pelo SUS”, concluiu.
O teste rápido pode ser feito no Pamdha, na Rua Maria Fernandes Argente, 85, bairro Santo Antônio ou nas unidades de saúde. O tratamento/acompanhamento também pode ser realizado na unidade de saúde do bairro do paciente.